Precários organizam debate sobre “Despedimentos e abuso laboral no jornalismo”

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis agendou para quarta feira, dia 16 de julho, um debate sobre os despedimentos no grupo Controlinveste e o atentado contra a própria liberdade de imprensa. A iniciativa, que terá lugar no espaço associativo MOB, em Lisboa, pelas 21h30, contará com a participação dos jornalistas João Paulo Baltazar, Ana Luísa Rodrigues, Neuza Campina Padrão e Myriam Zaluar.
Foto de Isabel Cruz, Flickr.

“O recente anúncio de mais despedimentos no grupo Controlinveste confirma que o jornalismo está em perigo: um único grupo económico, detentor de vários órgãos de comunicação social, pretende despedir 140 profissionais, 64 dos quais jornalistas. A concentração da propriedade e do poder em poucas mãos, em empresas que gerem órgãos de comunicação segundo os seus interesses privados, não só vem arrasando os direitos laborais do setor, mas em última instância coloca em causa a própria liberdade de imprensa”, avança a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis (ACP/PI) na convocatória do evento, publicada no facebook.

A ACP/PI convoca esta conversa sobre 'Despedimentos e abuso laboral no jornalismo: a liberdade de imprensa também é precária!' “porque não podemos aceitar os despedimentos e o esvaziamento das redações. Nem a precariedade generalizada no jornalismo, os baixos salários, os falsos recibos verdes e os estágios sem direitos. Mas sobretudo porque em causa está também o acesso à informação com qualidade e diversidade, um bem público e um direito básico em democracia”.

A iniciativa, que terá lugar no espaço associativo MOB – Rua dos Anjos 12F, em Lisboa, pelas 21h30, contará com a presença de João Paulo Baltazar (jornalista, atualmente em processo de despedimento), Ana Luísa Rodrigues (jornalista), Neuza Campina Padrão (jornalista estagiária) e Myriam Zaluar (jornalista precária e ativista da ACP/PI).