You are here

TSF e Global Imagens com mais adesão à greve

Paralisação dos trabalhadores do grupo Controlinveste contra os despedimentos de 140 trabalhadores teve grande repercussão. TSF ficou sem noticiários de meia em meia-hora, e sem animador na linha.
TSF esteve na vanguarda da greve
TSF esteve na vanguarda da greve

A greve dos trabalhadores da Controlinveste afetou com mais intensidade a TSF e a Global Imagem. Segundo Alfredo Maia, do sindicato dos jornalistas, a adesão nestas duas empresas terá rondado os 90%.

Na TSF, não houve noticiário de meia em meia hora, apenas nas horas certas, e as rubricas das sextas-feiras foram suspensas e os animadores foram substituídos por dispositivos automáticos e música.

Carlos Vaz Marques, um dos jornalistas da rádio, postou no seu Facebook: “a TSF está em greve. Sem voz de continuidade, sem noticiários à meia-hora, sem rubricas. Uma rádio não se faz sem gente”.

"Em relação à Global Imagens, a adesão também foi muito significativa (90%), quer no Porto quer em Lisboa, afetando o fornecimento de fotografias aos jornais O Jogo, Jornal de Notícias e Diário de Notícias", disse Alfredo Maia.

Jornais de papel

Os efeitos da greve nos jornais de papel devem sentir-se apenas amanhã. Nos sites Internet destas publicações, as notícias são em menor quantidade do que é habitual.

No comunicado lançado quinta-feira, apelando à adesão à greve, o Sindicato de Jornalistas apontava que "o despedimento coletivo de 140 trabalhadores, 66 dos quais jornalistas, assume uma violência e uma dimensão que não há memória nas quatro décadas da democracia portuguesa, pelo que uma forte adesão é essencial para repudiar o despedimento coletivo e a descaracterização dos títulos".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)