You are here

É preciso que o mundo intervenha para deter o exército de Israel

Mustafa Barghouti, líder da Iniciativa Nacional Palestina, pede uma reunião do Conselho de Segurança da ONU e uma resolução para impor um cessar-fogo completo, com a proteção internacional efetiva do povo palestiniano, que não tem como se defender diante da superpotência israelita.
Mustafa Barghouti: “a assimetria do conflito é talvez a raiz de toda a violência. O facto é que há uma ocupação militar ilegal que permanece há 47 anos". Foto de Aude
Mustafa Barghouti: “a assimetria do conflito é talvez a raiz de toda a violência. O facto é que há uma ocupação militar ilegal que permanece há 47 anos". Foto de Aude

Num artigo do diário britânico The Guardian, o médico Mustafa Barghouti, líder da Iniciativa Nacional Palestina, apela a uma intervenção da comunidade internacional para conter o Exército israelita, que mobilizou 40 mil soldados da reserva. “Os líderes mundiais precisam deter esta escalada, para proteger o povo palestiniano e evitar mais matanças como as que testemunhámos esta semana”.

Punição coletiva

Barghouti sublinha que “a tragédia do desaparecimento e morte de três adolescentes israelitas, no mês passado, provocou uma campanha de punição coletiva contra cidadãos palestinianos nos territórios ocupados”: prisões em massa, ataques de vingança dos colonos israelitas que vitimaram um rapaz palestiniano – Muhammad Abu Khdair – que foi raptado, e alegadamente queimado vivo. “Ataques de rockets a partir de Gaza, desferidos em seguida, permitiram que Israel implementasse (e justificasse) o que acredito ser uma operação militar planeada com antecedência. Mas sejamos claros, não se trata de um ataque ao Hamas, nem um simples ato de autodefesa”.

O médico e militante não tem dúvidas: “O que está a ocorrer é um ataque a todos os palestinianos. A maioria das vítimas foram civis. Muitos dos que vão morrer nos contínuos ataques aéreos, assim como em quaisquer ações terrestres, serão pessoas comuns. E sabemos, da experiência passada, que um grande número destes civis serão crianças. No último ataque maior de Israel à Faixa de Gaza em 2008/9, morreram 89 crianças – pelos dados do próprio Exército israelita – o que, somado a outras estimativas, põem o total em cifras muito superiores”.

A assimetria é a raiz de toda a violência”

Para Mustafa Barghouti, “a assimetria do conflito é talvez a raiz de toda a violência. O facto é que há uma ocupação militar ilegal que permanece há 47 anos. Uma ocupação que transformou a vida dos palestinianos num sistema opressivo de apartheid. Sem mudar isso, nada mais irá mudar. Nem os palestinianos nem os israelitas jamais poderão gozar de paz ou de segurança”.

Em conclusão, o líder da Intervenção Nacional Palestiniana apela a uma ação internacional: “Pedimos uma reunião imediata do Conselho de Segurança da ONU e uma resolução para impor um cessar-fogo completo com a proteção internacional efetiva do povo palestiniano, que não tem forma de se contrapor ao superpoder do poderoso Exército de Israel. Apelamos à liderança palestiniana para sair das hesitações em estabelecer uma direção palestiniana unificada e recorrer diretamente ao tribunal penal internacional para acusar Israel. Sem estas medidas, temo que o pior possa estar por vir”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Massacre em Gaza, Internacional
Comentários (3)