You are here

Espírito Santo International entra em incumprimento

Segundo o Expresso, uma aplicação de um cliente do Banque Privée Espírito Santo, da Suíça, na ESI não foi paga quando devia. Banco diz que há apenas um atraso e que o termo default é erro informático. Mas o jornal diz haver uma tendência generalizada de não pagamento dos investimentos feitos por portugueses na ESI através do Banque Privée Espírito Santo.
 Foto de Simon Cunningham
Default ou erro informático? Foto de Simon Cunningham

O Expresso diário desta segunda-feira informa que a Espírito Santo International (ESI) está em incumprimento de pelo menos uma obrigação que vencia em 26 de Junho de 2014. O documento que o jornal online reproduz mostra que o investimento de um cliente do Banque Privée Espírito Santo (BPES) em papel comercial da “holding” da família Espírito Santo está em default.

O banco defende-se dizendo que existe apenas um atraso e que a palavra default associada a este investimento é apenas um erro informático.

O cliente empresarial, que preferiu não ser identificado, colocou cerca de meio milhão de euros em aplicações no Banco Privée através de uma sucursal do banco na cidade do Porto.

O jornal online afirma ter tido acesso a outros casos que mostram “uma tendência generalizada de não pagamento dos investimentos feitos por portugueses na ESI através do Banque Privée Espírito Santo”. Este banco, tal como a ESI, é detido na sua maioria pelo Grupo Espírito Santo. É um banco que gere grandes fortunas e que tem muitos clientes portugueses. O banco terá investido o dinheiro dos clientes em papéis comerciais do GES, que estarão agora em incumprimento.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Crise do BES, Sociedade
(...)