Governo retirou Sophia do programa obrigatório no Ensino Secundário

A denúncia veio da Associação de Professores de Português, no dia seguinte à trasladação de Sophia de Mello Breyner para o Panteão Nacional. O Ministério da Educação confirmou que a sua obra deixará de constar do programa obrigatório a partir do ano letivo 2015/2016.
O Ministério da Educação associou-se às homenagens a Sophia de Mello Breyner ao mesmo tempo que a retirou do programa obrigatório de Português no Secundário. Foto Mário Cruz/Lusa

A partir do próximo ano, a obra de Sophia já não terá lugar no programa obrigatório de Português a partir do 9º ano. Em alternativa, o Ministério da Educação afirmou em comunicado que o livro de poesia “Navegações”, da autora homenageada com honras de Estado esta semana, estará incluído num lote de dezenas de obras propostas para o Projeto de Leitura das novas Metas Curriculares.

“O Projeto de Leitura é uma atividade que é proposta para além do programa que os professores têm que dar”, explicou à TSF a presidente da Associação de Professores de Português (APP). “Há uma lista de 60 livros e o aluno ou o professor poderão escolher um, o que não quer dizer que todos os alunos leiam esse livro. Isso não faz parte do programa obrigatório”, sublinha Maria Edviges Ferreira.

No comunicado, o Ministério diz ainda que existe outra obra, “Contos Exemplares”, incluída no programa de Literatura Portuguesa. Maria Edviges Pereira contrapõe que este programa “é ministrado a um número reduzidíssimo de alunos e não sofreu qualquer alteração”. “Nós estamos a falar do programa que todos os professores têm obrigatoriamente que cumprir: não há qualquer alusão a Sophia de Mello Breyner”, denuncia a presidente da APP.

No dia da trasladação de Sophia para o Panteão Nacional, o Ministério da Educação publicou uma nota a associar-se “à homenagem nacional” feita a “uma das autoras mais marcantes da nossa literatura e figura maior da cultura portuguesa”.