You are here

Por que Alemanha renunciou à repatriação do ouro armazenado nos EUA?

Paul Craig Roberts, que foi subsecretário do Tesouro dos EUA no período de Ronald Reagan, disse sem rodeios que os Estados Unidos não têm nem um lingote de ouro e por isso nada podem devolver. Por Marco Antonio Moreno, El Blog Salmón
Os alemães foram proibidos de auditar as reservas de ouro armazenadas nos Estados Unidos
Os alemães foram proibidos de auditar as reservas de ouro armazenadas nos Estados Unidos.

De forma tão surpreendente como suspeita, o governo de Alemanha decidiu renunciar à repatriação das suas reservas de ouro que estão na fortaleza de Fort Knox, Estados Unidos. A Alemanha tinha solicitado em repetidas ocasiões a devolução do ouro mas, como assinalámos aqui, os Estados Unidos procederam com grande lentidão ao cumprimento do trâmite solicitado pela Alemanha. No entanto, quando se tratou de retirar o ouro da Ucrânia, os Estados Unidos operaram com grande rapidez e em menos de duas horas a Ucrânia despediu-se para sempre de mais de 40 toneladas de ouro. Até o momento, o governo de Poroshenko não pediu qualquer explicação à administração anterior sobre este assunto crucial.

A retirada do pedido da Alemanha de repatriar os mais de 140.000 milhões de dólares em ouro despertou suspeitas e o ex-subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos no período de Ronald Reagan, Paul Craig Roberts, assinalou sem rodeios que os Estados Unidos não têm nem um lingote de ouro. Para Craig Roberts, isto significa que os "Estados Unidos não têm o ouro e não podem devolver nada. Foi por isso que obrigaram a Alemanha a desistir de pedi-lo, já que não há nada para entregar-lhe”.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e quando existiam duas Alemanhas, a maior parte do ouro alemão foi guardado em Fort Knox, Estados Unidos, com o objetivo de mantê-lo afastado da URSS. Eram os anos candentes da Guerra Fria e os Estados Unidos não queriam que a Alemanha oriental saqueasse a Alemanha ocidental. Por isso o ouro cruzou rapidamente o Atlântico e percentagens muito pequenas foram guardadas em Londres, Paris e Frankfurt. Depois da unificação da Alemanha, em 1990, e da queda do bloco soviético, o tema passou por alto e ninguém se importou que o ouro continuasse a ser guardado nos Estados Unidos. Quando a Alemanha, depois da crise do euro, solicitou a repatriação do ouro, os Estados Unidos fizeram ouvidos moucos e moveram-se com grande lentidão. De acordo com o Conselho Mundial do Ouro (Gold World Council), a Alemanha possui as segundas maiores reservas de ouro do mundo (depois dos Estados Unidos), que eram de 3.386,4 toneladas no dia 31 de Março deste ano.

Apesar de a Alemanha ter emitido um comunicado assegurando que as suas reservas estão seguras nos Estados Unidos, as suspeitas de manipulação por parte dos Estados Unidos ao governo fantoche de Angela Merkel têm gerado grande desconfiança. Como assinala Craig Roberts, "ninguém vai recuperar o seu ouro. No mercado de ouro existe a suspeita de que a Reserva Federal esgotou todo o ouro dos Estados Unidos tentando baixar o preço, e quando acabou o ouro próprio continuaram a vender o ouro da Alemanha... As reservas de ouro esgotaram-se há muito tempo, quando o ouro quase atingiu os 2.000 dólares a onça (ano 2011). Estimo que o abastecimento de lingotes de ouro dos Estados Unidos é quase inexistente".

Os alemães foram proibidos de auditar as reservas de ouro armazenadas nos Estados Unidos e esta é uma prova que confirma as suspeitas e a falta de transparência da Reserva Federal. Além disso, é o BundesBank (o Banco Central de Alemanha) o responsável por informar sobre o ouro e não o governo. Até o momento, o BundesBank não apoiou a decisão do governo de Merkel. Se nalgum momento se descobrir que as suspeitas de Paul Craig Roberts são certas, significará que todo mundo foi enganado pela Reserva Federal e o Gold World Council, durante décadas, com estatísticas falsas e dados fraudulentos.

29 de junho de 2014

Tradução de Luis Leiria para o Esquerda.net

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)