You are here

Ex-assessor de David Cameron condenado no caso das escutas telefónicas

Andy Coulson foi diretor de comunicações do atual primeiro-ministro britânico na oposição e no Governo. Antes tinha sido editor do tablóide News of the World e só ao fim de sete anos reconheceu ter tido acesso a escutas ilegais.
O tablóide News of the World fechou as portas em juljho de 2011, na sequência do escândalo das escutas ilegais promovidas pela sua redação. Foto Gene Hunt/Flickr

O tribunal condenou o ex-assessor de David Cameron na mesma sessão em que absolveu Rebekah Brooks, uma das figuras de topo do grupo mediático liderado por Rupert Murdoch, das quatro acusações que lhe eram dirigidas. A sentença que ditará a pena a cumprir por Andy Coulson será anunciada numa sessão posterior.

O escândalo das escutas do News of the World abalou o mundo da política e do jornalismo, ao revelar que eram uma prática generalizada das redações para obter notícias e mesmo para operações de chantagem a figuras públicas.

Depois de ter sempre desmentido qualquer conhecimento sobre as escutas que os jornalistas do News of the World faziam aos voice-mails de figuras públicas britânicas, Andy Coulson reconheceu ter ouvido em 2004 uma mensagem captada ilegalmente no voice mail do então ministro do Interior David Blunkett, três anos antes de ser contratado para dirigir a comunicação do Partido Conservador, então na oposição.

O escândalo das escutas do News of the World abalou o mundo da política e do jornalismo, ao revelar que eram uma prática generalizada das redações para obter notícias e mesmo para operações de chantagem a figuras públicas. A ligação próxima de Andy Coulson e Rebekah Brooks a David Cameron sublinhou os contornos políticos deste escândalo. David Cameron reagiu ao veredito do tribunal, pedindo desculpas pela decisão de ter levado Coulson para o Governo.

Por seu lado, o líder dos trabalhistas defende que Cameron ainda deve uma resposta sobre o motivo que o levou a manter a confiança no assessor, quando as notícias já indicavam a dimensão do recurso a escutas ilegais no tablóide. "Sabemos agora como David Cameron pôs a sua relação com Rupert Murdoch à frente da decisão correta sobre o que fazer a Andy Coulson", concluiu Ed Miliband.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)