You are here

Bloco questiona Governo sobre falhas de segurança no Metro de Lisboa

O Bloco de Esquerda acusa o Governo de "total negligência" com a segurança dos utentes do Metro de Lisboa e quer saber a razão de nada ter sido feito para repor os travões de emergência e o sistema de combate a incêndios no interior das carruagens.
Utentes do Metro desconheciam falhas no sistema anti-incêndio nas carruagens, mas o Governo sabia há um ano e nada foi feito. Foto Paulete Matos.

O jornal i publica esta terça-feira a notícia de que o sistema de extinção de fogos das carruagens do Metro de Lisboa não funcionam desde 2010. Estes sprinklers existentes no teto das carruagens que deveriam soltar jatos de água quando a temperatura atinge determinado limite, estão completamente secos e o Governo foi informado da situação há um ano por trabalhadores do Metro. Nessa altura, o Ministério da Economia também ficou a saber que os travões de emergência não funcionam há dois anos.

O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre uma situação que "coloca em causa a segurança de milhões de passageiros". Na pergunta entregue pela deputada Mariana Mortágua, o Bloco exige que o Governo diga há quanto tempo tem conhecimento da situação e "por que razão não fez nada até agora, apesar de estarmos perante um caso de extrema gravidade".

"Os cortes em custos operacionais não podem justificar situações de total negligência como as que têm sido tornadas públicas no caso do Metropolitano de Lisboa", diz Mariana Mortágua, considerando  "incompreensível a inação do Ministério e do Governo quando estamos perante uma situação gravíssima, tão grave que pode mesmo incorrer em crime público", uma vez que os sprinklers são obrigatórios em locais fechados com grande concentração de pessoas.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)