You are here

Jornalistas do Controlinveste exigem suspensão do despedimento coletivo

Plenários decidem mandatar o Sindicato dos Jornalistas para convocar uma greve de 24 horas e realizar vigílias simultâneas, em Lisboa e Porto, “abertas à participação de organizações sociais, cívicas, culturais, personalidades de amplos sectores e artistas”.
Jornalistas vão fazer vigílias em Lisboa e no Porto
Jornalistas vão fazer vigílias em Lisboa e no Porto

Os jornalistas do grupo Controlinveste (DN, JN, TSF, O Jogo), aprovaram em plenários no Porto e em Lisboa mandatar o Sindicato dos Jornalistas para convocar uma greve de 24 horas pela suspensão do despedimento coletivo de 160 trabalhadores, dos quais cerca de 60 jornalistas.

Na moção, aprovada em plenários realizados no Porto, na TSF, e em Lisboa, os jornalistas decidiram também informar as populações sobre o processo de despedimento em curso, dinamizar um manifesto e realizar vigílias.

Os jornalistas do Controlinveste insistem que a redução anunciada pela administração do grupo “tanto nas redações-sede como nas redações secundárias de Lisboa e Porto, bem como em importantíssimas capitais de distrito (Viana do castelo, Braga, Coimbra, Faro e Funchal), colocaria seriamente em causa a capacidade operacional dos órgãos de informação abrangidos e comprometeria gravemente o serviço que prestam ao público”.

Por outro lado, afirmam que “o despedimento de 24 jornalistas no Diário de Notícias, 20 no Jornal de Notícias, sete na TSF, três no Dinheiro Vivo, dois em O Jogo e dois na Notícias Magazine, bem como a redução em metade do corpo de fotojornalistas da Global Imagens compromete fatalmente a sua capacidade de responder em tempo, quantidade e qualidade às necessidades de serviço”.

Além disso, afirmam que o despedimento coletivo, “apesar de apresentado como solução necessária e indispensável para a inversão dos saldos das empresas e do Grupo, embora ainda não se conheçam o projetos de relançamento, o despedimento coletivo pode revelar-se gravemente prejudicial e até fatal”.

Leia aqui a moção aprovada na íntegra.

ESQUERDA.NET | Jornalistas protestam contra despedimentos da Controlinveste

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)