You are here

#ReconstruimCanVies 1

Barcelona: reconstruindo Can Vies

Este sábado, a população juntou-se aos coletivos despejados do centro social Can Vies, ajudando a retirar os escombros da demolição entretanto interrompida pelo município. À noite regressaram os protestos e a repressão policial contra a manifestação que juntou milhares no centro de Barcelona.

Muitas centenas de vizinhos do bairro de Sants e de outros pontos da capital compareceram este sábado ao apelo para limpeza dos escombros deixados pela ordem de demolição. A pressão popular levou as autoridades municipais a suspenderem a demolição, depois dos confrontos que se têm registado desde o despejo do maior centro social de Barcelona, a promover atividades naquele local desde há 17 anos.

Ao fim da tarde de sábado, uma manifestação com mais de dez mil pessoas percorreu o centro de Barcelona, sendo reprimida mais tarde pela polícia (nacional e autonómica), havendo notícia de dois manifestantes presos. Segundo relata o portal Direta.cat, os Mossos de Esquadra rodearam um grande grupo de manifestantes junto à Gran Via e obrigaram cada um deles a deixar-se fotografar para os arquivos policiais. A operação durou mais de três horas e estáa ser contestada quer por organizações de defesa dos direitos humanos quer por deputados da CUP e ICV-EUiA.


Ler também:

Barcelona: Terceira noite de protestos contra a demolição do Centro Social Can Vies