You are here

Barcelona: Terceira noite de protestos contra a demolição do Centro Social Can Vies

Confrontos com a polícia marcaram os protestos no bairro de Sants de Barcelona, pela terceira noite consecutiva. Os manifestantes protestam contra a demolição do centro social Can Vies, decidida na passada segunda-feira pela Câmara. Novos protestos estão convocados para os próximos dias, não só em Barcelona, mas também noutras cidades do Estado espanhol.
Fotos de grupos de apoio a Can Vies, publicadas no facebook

Segundo publico.es, o bairro de Sants viveu nesta quarta-feira uma noite de “infernos nas suas ruas”.

A concentração de protesto teve início às 20.30h locais na Praça de Sants juntando mais de um milhar de pessoas. À medida que novos agrupamentos e coletivos de diversos pontos de Barcelona e da Catalunha começaram a chegar, foi-se juntando mais pessoas e o protesto seguiu em manifestação até à sede do distrito municipal, local que duas horas antes já estava ocupado pela polícia.

A manifestação foi dissolvida pela carga policial e começaram confrontos entre a polícia e grupos de manifestantes, que queimaram contentores do lixo e lançaram pedras. Pelo menos, uma pessoa foi presa. Já nas duas noites anteriores tinham havido confrontos.

O centro social Can Vies é um espaço ocupado onde se desenvolvem atividades culturais e que tem tido o apoio dos moradores do bairro.

Esta noite juntaram-se no protesto cinquenta manifestações. As concentrações tiveram lugar não só em Barcelona, mas também em Lleida, Girona e Tarragona na Catalunha.

Vários coletivos divulgam na rede social apelos aos protestos sob o lema "Si Can Vies va a terra, els barris en guerra" ("Se Can Vies é demolido, os bairros estão em guerra").

Novos protestos para os próximos dias estão a ser divulgados nas redes sociais, como este (“Can Vies Resisteix!) convocado para amanhã e divulgado no facebook.

Termos relacionados Internacional
(...)