Extrema-direita derrotada nas eleições ucranianas

Svoboda e Setor de Direita tiveram, juntos, menos de 2% nas eleições presidenciais de domingo passado, ganhas pelo milionário Petro Poroshenko, o “Rei do Chocolate”.
Oleg Tyagnibok, líder do partido nacionalista de extrema-direita Svoboda, obteve apenas 1,17% dos votos. Foto de Vasyl` Babych

Oleg Tyagnibok, líder do partido nacionalista de extrema-direita Svoboda, obteve apenas 1,17% dos votos nas eleições presidenciais da Ucrânia realizadas no domingo passado. Já Dmitry Yarosh, líder e candidato do Setor de Direita, teve menos de 1%.

O resultado do Svoboda significa um fracasso estrondoso, já que nas eleições parlamentares de 2012 o partido obtivera 10,4% dos votos, elegendo uma bancada de 37 deputados. No governo provisório que assumiu depois do derrube de Ianukovich, o Svoboda contava com o vice-primeiro-ministro Oleksandr Sych e dois ministros.

O Setor de Direita, que se formou nas barricadas da praça Maidan, legalizara-se como partido recentemente e tentava disputar o espaço político do Svoboda.

As eleições foram ganhas pelo oligarca Petro Poroshenko, o “Rei do Chocolate”, com cerca de 54% dos votos, seguido da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, do Partido Pátria, com 13,9%. Oleg Lyashko, do Partido Radical, ficou com 8,4%, o ex-ministro da Defesa Anatoly Gritsenko teve 5,47% e Sergey Tigipko, deputado expulso do Partido das Regiões, ficou com 5,24%. Mikhail Dobkin, candidato oficial do Partido das Regiões, do presidente deposto Victor Ianukovich, teve apenas 3,37%. Os dados são do Russia Today.