You are here

Esquerda italiana regressa ao Parlamento Europeu

Lista “Por uma outra Europa com Tsipras”, apoiada por partidos e cidadãos de esquerda, consegue ultrapassar clausula barreira dos 4 por cento e eleger três eurodeputados. Partido Democrático obtém resultado histórico e Forza Italia de Berlusconi é humilhado.
Foto retirada de facebook.com/AltraEuropaConTsipras

O Partido Democrático do primeiro-ministro Matteo Renzi venceu de forma esmagadora as eleições para o Parlamento Europeu, obtendo 40,8 por cento dos votos e vendo o partido passar de 21 para 31 mandatos europeus.

 Em segundo lugar, bem abaixo das previsões das sondagens, ficou o Movimento 5 Estrelas do ex-humorista Beppe Grillo com 21 por cento e 17 mandatos.

Em terceiro lugar e com o pior resultado de sempre, 16,8 por cento e 13 mandatos, perde 16 lugares no total, ficou o desonrado Forza Italia do ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi,  enquanto a organização fascista Liga do Norte fechou com 6,2 por cento, passando de 9 para 5 eurodeputados.

O Novo Centro-Direita, parceiro de coligação de Renzi, teve 4,4 por cento e 3 mandatos.

 Por sua vez, a lista “Por uma outra Europa com Tsipras”, apoiada pela Refundação Comunista, pela Esquerda Ecologia e Liberdade e por muitos outros cidadãos de esquerda, obteve 4 por cento, conseguindo eleger 3 eurodeputados, marcando, desta forma, o regresso da esquerda italiana ao Parlamento Europeu, que no escrutínio de 2009 tinha, pela primeira vez, ficado de fora.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)