You are here

"Se temos investigadores de qualidade para a Alemanha, também são de qualidade para Portugal"

Marisa Matias visitou o Instituto de Biologia Molecular e Celular no Porto, onde denunciou o corte de 75% no financiamento nos últimos anos à instituição que é muito procurada para formar investigadores para trabalhar na Alemanha.
José Soeiro, João Lavinha e Alda Sousa acompanharam Marisa Matias na visita ao IBMC. Foto Paulete Matos.

"Este é um centro de excelência que teve um corte de 75% do seu financiamento nos últimos anos. Em termos de bolseiros, o corte foi de 80%. É impossível que instituições como estas possam sobreviver sem investimento público", defendeu a candidata do Bloco às eleições europeias. 

Marisa Matias esteve acompanhada por João Lavinha, Alda Sousa e José Soeiro nesta visita onde ouviu o relato das consequências dos cortes que têm afetado esta instituição reconhecida em todo o mundo.

Uma das coisas que a candidata ouviu dos responsáveis do IBMC é que "há cada vez mais pressão por parte de instituições de outros países, em particular da Alemanha, para fazer aqui formação e virem cá buscar os recursos humanos que são aqui formados" . 

Para Marisa Matias, "se temos investigadores de qualidade para a Alemanha, também são de qualidade para Portugal", razão pela qual voltou a defender o fim dos cortes no financiamento à investigação científica.  

Termos relacionados Europeias 2014, Política
Comentários (1)