Alexis Tsipras participa este sábado em comício no Porto

Este sábado, pelas 21h30, o Partido da Esquerda Europeia, com apoio do Bloco, organiza um comício no Cinema Batalha, no Porto, que contará com as intervenções de Marisa Matias e Alexis Tsipras e as atuações musicais de Fred Martins e Uxía. Esta iniciativa integra-se no Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso, que decorre até este domingo.
Foto de 25 de abril de 2013.

Hoje, pelas 21h30, o Partido da Esquerda Europeia, com apoio do Bloco de Esquerda, organiza uma sessão internacionalista, integrada na mostra de cinema insubmisso Desobedoc, que para esta ocasião se muda para o Cinema Batalha no Porto.

Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 25 de maio, e Alexis Tsipras, líder do Syriza da Grécia e candidato do Partido da Esquerda Europeia à presidência da Comissão Europeia, vão intervir sobre a necessidade de reforçar a esquerda em toda a Europa para pôr um fim às políticas de austeridade e de empobrecimento generalizado e ao garrote da dívida.

Os momentos musicais estarão a cargo da artista galega Uxia e do cantor e compositor brasileiro de Bossa Nova Fred Martins.

Fred Martins desenvolveu uma relação especialmente profunda com a música brasileira ao transcrever, durante dez anos, partituras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil para os famosos songbooks produzidos por Almir Chediak.  O talento do compositor foi reconhecido pelo prestigiado Prémio Visa de Música Brasileira (9 ª edição, 2006), que lhe atribuíu o prémio máximo de Melhor Compositor, por votação unânime do júri e do público.

Segundo Ney Matogrosso, “é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete, é sempre bom ouvir a sua música. Gravei duas das suas canções: Novamente e Tempo Afora". Num estilo particular e contemporâneo, as suas composições dialogam com o samba, a bossa nova e o nordeste modal, mesclando ainda outros estilos.

As suas composições também foram gravadas em disco por outros artistas como Renato Braz ("Por um Fio"), Ney Matogrosso ("Novamente" e "Tempo Afora"), Maria Rita ("Sem Aviso" e "Perfeitamente"), Zélia Duncan ("Hóspede do Tempo" e "Flores") entre outros.

A cantora e compositora galega Maria Uxía Domiguez Senlle começou a sua carreira ainda jovem, misturando as próprias composições com as músicas populares, e as suas palavras com as letras de cancioneiros galaico-portugueses e da poesia galega contemporânea. Uxía coordena e produz projetos artísticos coletivos, como o “Festival Internacional da Lusofonia Cantos na Maré”. Um projeto cultural pioneiro no estado espanhol, que, através da língua e da música, traça um mapa comum entre os territórios da lusofonia que partilham raízes culturais e linguísticas

Termos relacionados Política