You are here

Semedo acusa Governo de querer reduzir o SNS a uma miniatura

O coordenador do Bloco de Esquerda visitou o Hospital de Santa Cruz, onde o governo quer encerrar “serviços altamente diferenciados e altamente prestigiados na medicina portuguesa” e acusou: “O Governo quer reduzir o Serviço Nacional de Saúde a um mini SNS, esta é a reforma do Estado de Paulo Portas, a reforma do corte e do cortar por cortar, não há nenhuma justificação”.
João Semedo declarou à comunicação social: "Esta portaria é uma tentativa do Governo de reduzir o SNS a uma miniatura, aqui no Hospital de Santa Cruz significa entre outros aspetos o encerramento de serviços altamente diferenciados e altamente prestigiados na medicina portuguesa"

João Semedo visitou nesta quinta-feira o Hospital de Santa Cruz, onde esteve reunido com os diretores de serviços.

Segundo a agência Lusa, João Semedo lembrou que na semana passada o Governo aprovou uma portaria que categoriza os hospitais do SNS em grupos de I a IV, hierarquizando as unidades de acordo com a natureza das suas responsabilidades e as valências exercidas. Esta portaria levará ao encerramento de serviços prestigiados, como os de cirurgia cardiotoráxica de Santa Cruz, em Carnaxide, e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

João Semedo declarou à comunicação social: "Esta portaria é uma tentativa do Governo de reduzir o SNS a uma miniatura, aqui no Hospital de Santa Cruz significa entre outros aspetos o encerramento de serviços altamente diferenciados e altamente prestigiados na medicina portuguesa". O coordenador do Bloco referia-se à cirurgia cardiotoráxica, à cirurgia para crianças, aos próprios serviços de cardiologia que "são dos melhores serviços do país".

"Isto é retrocesso de décadas, é regressar a um Portugal pequenino e atrasado", frisou o coordenador do Bloco de Esquerda

João Semedo considerou que "não há nenhuma lógica no seu encerramento", recusou que se possa chegar a uma situação como a que está prevista na portaria em que uma criança "só pode ser operada em Lisboa, Porto ou Coimbra ou uma mulher para ter um filho possa apenas ter o seu parto em 13 cidades do país".

"Isto é retrocesso de décadas, é regressar a um Portugal pequenino e atrasado", frisou o coordenador do Bloco de Esquerda, anunciando que o partido vai apresentar requerimento na AR para ouvir os diretores de serviço de cardiologia e de cirurgia cardiotoráxica de Santa Cruz e do Hospital de Gaia.

João Semedo acusou ainda: “A portaria é permitir a cobertura legal para que as administrações dos hospitais possam encerrar os serviços que entenderem para equilibrar as contas e poupar na saúde dos portugueses”.

Petição online

Na Internet, está a recolher assinaturas uma petição pelo “Não ao encerramento do serviço de Cirurgia Cardio-Torácica e Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz”. A administração do hospital bloqueou o acesso dos computadores dos funcionários do hospital a esta petição (como se pode ler clicando na imagem abaixo).

AttachmentSize
Image icon fotografia.jpg451.65 KB
Termos relacionados Política
Comentários (2)