You are here

Prémios Nobel: Cortes na investigação científica podem levar uma geração a recuperar

Protesto dos bolseiros portugueses - Foto da página da ABIC no facebook

Os prémios Nobel da Medicina Tim Hunt e Bruce Beutler e o prémio Nobel da Química Jean-Marie Lehn alertaram, em Coimbra, que os cortes na ciência tornam-se “grandes prejuízos para a sociedade e danos a longo prazo". Jean-Marie Lehn realçou que "o desenvolvimento tecnológico deve ter o cuidado de não eliminar empregos para as pessoas".

Tim Hunt, Bruce Beutler e Jean-Marie Lehn falaram à agência Lusa, neste sábado de manhã, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, depois de terem estado presentes na inauguração do Centro de Ensaios Clínicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que decorreu na sexta-feira, 4 de abril.

O prémio Nobel Bruce Beutler disse à Lusa que "quando há cortes drásticos no apoio à investigação científica, não se pára a máquina, esta estraga-se", considerando que depois "só reconstruindo a máquina" se consegue recuperar.

Tim Hunt disse que o apoio à ciência "é, normalmente, uma fração muito pequena do orçamento" de um Estado e, "portanto, é preciso ter-se muito cuidado com as flutuações", sendo preferível "pequenas variações do que alterações radicais".

Hunt sublinhou ainda que os cortes na investigação fazem com que "sejam sempre as pessoas mais talentosas a sair do país" e isso "pode levar uma geração a recuperar", sendo "perigoso" para a investigação científica.

O Prémio Nobel da Química em 1987, Jean-Marie Lehn, considerou que a diminuição do apoio à investigação científica "vai atrasar o desenvolvimento de uma população", sublinhando que, para além do investimento na ciência, é necessário "um sistema de ensino público" de qualidade, que proporcione um desenvolvimento "igual para todos".

"Se a educação fosse bem apoiada e estruturada, teríamos as mesmas chances e teríamos a possibilidade de otimizar os cidadãos de um país", realçou o investigador.

Jean-Marie Lehn alertou ainda para "o grande desafio mundial do desemprego", realçando que "o desenvolvimento tecnológico deve ter o cuidado de não eliminar empregos para as pessoas".

Termos relacionados Sociedade
(...)