É português o melhor filme estrangeiro no Brasil em 2013

“Tabu”, de Miguel Gomes, foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos (Abraccine) o melhor filme estrangeiro exibido no Brasil em 2013. Concorriam 398 longas-metragens.
Ivo Mueller, Teresa Madruga, Miguel Gomes e Ana Moreira quando comemoravam o prémio do Festival de Berlim.

O filme “Tabu”, de Miguel Gomes, foi o mais votado para o melhor filme estrangeiro exibido no Brasil em 2013, pela Associação Brasileira de Críticos (Abraccine).

A decisão foi divulgada esta sexta-feira, e os críticos escolheram-no entre 398 longas-metragens brasileiras e estrangeiras, estreadas no Brasil ao longo do ano passado. O filme estreou-se no passado dia 28 de junho no Brasil e já fora considerado o melhor filme do ano, no país, pela Liga brasileira dos Blogs Cinematográficos. Nos anos anteriores, os distinguidos pela Abraccine foram "A árvore de vida", de Terrence Malick, e “A separação”, de Asghar Farhadi, que também recebeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012.

Em comunicado, a produtora do filme, O Som e a Fúria, salienta que “a eleição da Abraccine é mais do que uma contagem de votos dos seus associados, realizada em dois turnos [voltas]", pois "é precedida de um amplo debate, via Internet, em que os seus membros, de todo o Brasil, têm oportunidade de defender suas preferências e pontos de vista críticos”.

Trajetória de prémios

“Tabu” foi vendido para mais de 50 países e venceu mais de uma dezena de prémios, entre os quais o prémio da crítica do 62º Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2012, o prémio do Melhor Filme Estrangeiro dos Prémios de Cinema do Sindicato Francês da Crítica de 2012 e o prémio de Melhor filme, Melhor Montagem dos Prémios Sophia em2013.

“Redemption”, um curta-metragem estreado em agosto do ano passado no festival de Veneza, é o mais recente trabalho do realizador, que prepara uma nova longa-metragem, “As Mil e Uma Noites”.