You are here

Marisa Matias denuncia as decisões inúteis do Parlamento Europeu para os sem abrigo

O Parlamento Europeu continua a aprovar estratégias para afrontar o problema dos sem abrigo enquanto, ao mesmo tempo, invalida essas estratégias ao recusar-se a assumir a ligação entre o aumento da degradação social e a austeridade. Esta semana tal voltou a acontecer, como denunciou Marisa Matias.

"Subscrevo a maioria das recomendações aprovadas mas não posso reconhecer-me em três", explicou a eurodeputada do GUE/NGL eleita pelo Bloco de Esquerda perante o plenário de Estrasburgo. Elas são: "a ausência de referência ao direito à habitação como direito fundamental"; "a não inclusão de uma moratória sobre os despejos de quem não consegue pagar as hipotecas"; "a não ligação entre o aumento dos sem abrigo e as políticas de austeridade".

E no entanto, lembrou a eurodeputada, na Europa existem meio milhão de pessoas sem abrigo e 124 milhões de pessoas que vivem em risco de pobreza e exclusão social". A maioria dominante no Parlamento Europeu, porém, recusa-se a aceitar que "o aumento dos sem abrigo não pode ser independente da perda de emprego, da redução dos salários, dos despejos forçados", acrescentou.

"Todos os meses se votam verdadeiras estratégias europeias contra os sem abrigo", mas o que seria indicado, propôs Marisa Matias, seria "votar contra o tratado orçamental, contra a governação económica. Então", concluiu, "ao votarmos contra a austeridade estaríamos a adoptar uma verdadeira estratégia" dedicada aos sem abrigo.

Artigo publicado no portal do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

Termos relacionados Política
(...)