Leitãogate: Restaurante Meta dos Leitões vai processar militantes do CDS

O proprietário do restaurante “Meta dos Leitões” afirma que “não pode deixar de ir proceder criminalmente” contra “o real autor” da publicação na página de facebook do CDS/Algarve que apelida o restaurante de “Meta dos Ladrões”.
Foto de Wikipedia.

Num depoimento por escrito para o Jornal de Negócios[i], o proprietário do estabelecimento “Meta dos Leitões”, Gonçalo Sarmento, frisa que o restaurante “não pode deixar de repudiar a falsidade do que vem sendo divulgado e afeta sobremaneira o seu bom nome”. Por isso, “não pode deixar de ir proceder criminalmente” contra “o real autor” da publicação na página de facebook do CDS/Algarve que apelida o restaurante de “Meta dos Ladrões”, acrescenta.

Gonçalo Sarmento, que, aos 70 anos, é reconhecido como um dos maiores investidores do concelho da Mealhada, diz que vai “encetar as diligências necessárias para conseguir identificar” os “reais autores” da publicação. Para esse efeito, conta com a Direção Nacional do CDS-PP, de quem, segundo o próprio, “se espera a indicação da identificação dos membros do seu partido responsáveis por esta notícia completamente falsa e difamatória”.

Militantes do CDS dizem ter sido “roubados”

Na passada segunda feira, a página do CDS/Algarve publicou um post no qual alegava que o restaurante A Meta dos Leitões teria cobrado quatro refeições a mais a um grupo de 15 delegados ao Congresso deste partido.

Segundo o próprio relato dos militantes, quando os seguidores de Paulo Portas reclamaram, ouviram a tradicional justificativa do 'ladrão que rouba a ladrão': “vocês são desse governo que nos rouba, então, para me defender eu também os roubo a vocês”.

O responsável do restaurante ter-se-ia ainda recusado a entregar o livro de reclamações e não devolveu a quantia cobrada a mais, conforme avançaram os representantes do CDS.

Um rol de contradições

Posteriormente, e após a denúncia ter registado um enorme impacto nas redes sociais e ser noticiada pela imprensa, o líder distrital do partido, José Pedro Caçorino, veio afirmar que, afinal, só teria sido cobrada uma dose a mais.

Já o proprietário da Meta dos Leitões negou as declarações proferidas pelos membros do CDS. “Isso é tudo uma pantominice. Isso é tudo falso”, afirmou à agência Lusa.

No que respeita a ter sido recusado o acesso ao livro de reclamações, o Diário de Notícias citou uma fonte do restaurante a desmentir que tenha sido recusado o acesso ao livro de reclamações: "O senhor que pediu o livro de reclamações queria assinar com os dados da carta de condução. Isso não é permitido. Ele disse que ia buscar o Bilhete de Identidade ao automóvel, saiu e nunca mais voltou”, explicou.

A versão do líder do CDS/Algarve também não coincide com a denúncia inicial. Afinal, o congressista que exigiu o livro de reclamações “ameaçou chamar a polícia, o proprietário disse que ele estava à vontade, mas como o nosso colega ainda ia ter de viajar para o Algarve entendeu ir-se embora”.

Popularidade do restaurante Meta dos Leitões dispara

Na terça feira, foi criada uma página de facebook intitulada “Eu vou comer à Meta dos Leitões”, dedicada a “fãs de leitão e apoiantes do proprietário da Meta dos Leitões, que amortizou como pôde o que o Governo lhe roubou” que já obteve perto de oito mil “gostos”.