Contribuintes vão pagar mais de 23 milhões de euros por calote patronal

O Estado vai assumir novas dívidas bancárias no seguimento da execução das garantias públicas dadas aos empréstimos bancários obtidos pelo Europarque de Santa Maria da Feira. Só este ano, os encargos ascendem a mais de 5 milhões de euros.
O 37º aniversário do PSD foi celebrado no Europarque de Santa Maria da Feira.

Segundo o Correio da Manhã de hoje, a Direção do Tesouro e Finanças (DGTF) vai assumir só em 2014 5,1 milhões de euros de dívidas bancárias do parque empresarial, valor inscrito no Orçamento de Estado para 2014.

O total da dívida privada transferida para o erário público desde 2012 já ascende a 23,5 milhões de euros, segundo o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta geral do Estado de 2012.

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) deixou de cobrir os encargos do Europarque em 2012, altura em que passaram a ser assumidos pelo Estado por decisão do Governo de Passos Coelho.

Este flop empresarial milionário foi inaugurado em 1995, pelo então primeiro-ministro Cavaco Silva, o negócio foi avalizado com a garantia de dinheiros públicos pelo ministro das Finanças desse Governo, Eduardo Catroga. Apresentado na altura como o maior centro de congressos, e como o exemplo de dinamismo da maior associação empresarial do país (AEP), a fatura para os contribuintes não tem parado de aumentar.

Não deixa de ser caricato que ainda hoje o Europarque seja descrito, no seu próprio site, como um “ um projeto de desenvolvimento económico e cultural de características únicas em Portugal, fruto da vasta experiência e reconhecido empenho da AEP - Associação Empresarial de Portugal, que tem vindo a colocar todo o seu saber-fazer ao serviço dos agentes económicos”.

Apesar do Estado ter nacionalizado os prejuízos e de José António Barros, presidente desta associação patronal, afirmar que “não tem condições para continuar a responder pelas despesas que acarretam o funcionamento, a segurança e a preservação do Europarque”, o complexo continua a ser gerido pela AEP.