Convenção do Bloco Açores sob o lema “Autonomia contra a austeridade”

Decorre neste sábado, a IV Convenção Regional do Bloco de Esquerda dos Açores. Zuraida Soares declarou à comunicação social que o centro da moção política em debate na convenção “é a convicção" do "direito e a obrigação de usar as prerrogativas autonómicas no sentido de através delas diminuir a carga do desemprego e os sacrifícios a que os açorianos têm sido sujeitos”.
IV Convenção Regional do Bloco Açores - Foto da página do Bloco regional no facebook

“A nossa exortação é que as nove ilhas, de Santa Maria ao Corvo, se unam na defesa da nossa autonomia, que visivelmente, publicamente e inegavelmente está sob um ataque cerrado do Terreiro do Paço e dos seus braços que chegam à região”, afirmou Zuraida Soares, coordenadora do Bloco de Esquerda à agência Lusa.

A IV Convenção do Bloco Açores debaterá uma única moção política global denominada “Autonomia contra a austeridade”, um conjunto de moções setoriais, alterações aos Estatutos e elegerá uma nova comissão coordenadora regional.

Sobre a eleição da nova comissão coordenadora regional, Zuraida Soares afirmou que “o Bloco de Esquerda já tem, felizmente, muitos outros camaradas que podem e devem assumir lugares de direção no partido a nível regional”.

Sobre a sua vontade pessoal de continuar a coordenar o Bloco Açores, Zuraida Soares disse à Lusa que dará conta nos trabalhos da convenção, sublinhando que: “Isto não é um partido unipessoal, embora seja um partido pequeno. Temos muitas pessoas, temos quadros, vontade, convicção, temos uma grande esperança e alegria nas ideias que defendemos e pomos à consideração das açorianas e dos açorianos. Não estou sozinha nessa batalha”.

Em relação às alterações dos estatutos, Zuraida Soares disse à Lusa que a mais importante é a introdução das comissões concelhias, estrutura inexistente até ao momento, mas que se impõe dado o crescimento do número de militantes nos últimos dois anos e como forma de “organizar o trabalho das bases”. O Bloco de Esquerda tem atualmente 400 militantes nos Açores.

A IV Convenção do Bloco Açores começou com a conferência “Os Açores no contexto do imperialismo global”, proferida pelo líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares.

A convenção encerrará com as intervenções de Zuraida Soares e da coordenadora nacional, Catarina Martins.

Termos relacionados Política