You are here

“Quo vadis Europa?” – “Vírus” promove debate dia 6

Alfredo Barroso, José Manuel Pureza e Sandro Mendonça participam de uma mesa redonda para debater os desafios que a atual crise europeia põe diante do europeísmo de esquerda na próxima segunda-feira às 18 horas, no ISCTE em Lisboa.

A revista “Vírus” promove na segunda-feira, dia 6, uma mesa redonda para debater os rumos da Europa e as perspetivas do europeísmo de esquerda. Na iniciativa será lançado a 4ª edição da nova série da revista semestral de política e ideias dirigida por Fernando Rosas, cujo tema central é a tentativa de responder à questão “Para Onde vais Europa?”

O evento será na sala C103 do edifício II, piso 1, às 18h.

No editorial desta edição da revista, Fernando Rosas observa que responder à questão dos rumos da Europa é tanto mais pertinente “quanto a União Europeia se debate com a mais grave crise política e financeira desde as suas origens nos idos dos anos cinquenta. Uma crise que ameaça a sua coesão e continuidade, latente desde a criação do euro e drasticamente agravada pela Grande Depressão de 2008”.

O dossier desta edição “é colocado na perspetiva do que possa ser uma resposta da esquerda socialista às novas e graves interrogações que a situação inculca”.

José Manuel Pureza interroga-se sobre o que possa ser hoje o europeísmo de esquerda; Luis Fazenda analisa o processo histórico de reconstituição do campo político da esquerda socialista e europeia e as suas atual configuração e temas de debate; Marisa Matias olha para o percurso e evolução da União Europeia até à sua cristalização no atual bloco neoliberal, neoconservador e anti-social; Mariana Mortágua discute a natureza da atual crise económica e financeira e o quadro e implicações de uma eventual saída do euro como alternativa; Alda Sousa discute a problemática das relações políticas e ideológicas entre os novos movimentos sociais que despertaram na Europa e os partidos da esquerda socialista; finalmente, José Casimiro aborda as respostas dos sindicatos portugueses à crise atual, tanto no plano nacional como europeu.

Termos relacionados Cultura
(...)