You are here

Os 10 vídeos mais vistos no YouTube em 2013

A plataforma de vídeo YouTube conta atualmente com mais de mil milhões de utentes e o vídeo mais visto em 2013 teve mais de 310 milhões de visualizações. Artigo de Manuel Moreno.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e poderíamos acrescentar que se, é em movimento, mais que 10.000. Com esta posição um grupo de colegas de trabalho da PayPal, entre os que se encontravam Chade Hurley e Steve Chen, criou em 2006 a plataforma de vídeos YouTube.

Sete anos e meio mais tarde, são carregadas diariamente mais de 110 horas de vídeo por minuto no YouTube, que já conta com mais de 1.000 milhões de utentes ativos (isto é, pessoas que pelo menos se ligam uma vez por mês ao YouTube para consumir conteúdos).

Milhares de pessoas em todo mundo vivem mensalmente com os rendimentos que obtêm com o carregamento das suas criações na plataforma. Os últimos a aproveitar-se do boom do vídeo na Internet têm sido os chamados youtubers, jovens que se dedicam a gravar-se a si próprios enquanto jogam videojogos e que registam milhares de visitas nos seus canais. Calcula-se que os mais populares obtêm rendimentos superiores a 120.000 euros por mês.

Não são os únicos que se dedicam a viver do YouTube: cerca de 300.000 pessoas em todo mundo ganham a vida criando conteúdos para a plataforma de vídeos da Google. Eles são alguns dos responsáveis pelos vídeos mais vistos durante o ano no YouTube, outros vídeos mais vistos são criações de personagens populares, sobretudo cantores, e outros, foram carregados no YouTube por utentes anónimos que conheceram a fama através da Internet.

Agora que o ano chega ao fim, podemos ver os 10 vídeos mais vistos em 2013.

O que mais visualizações teve neste ano foi o videoclip da canção ‘The Fox’, do duo norueguês de comediantes Ylvis. Não consegue superar “Gangnam Style” do coreano PSY, que bateu todos os recordes em 2012, mas tem já mais de 310 milhões de visualizações.

O segundo dos vídeo mais visto em 2013 no YouTube foi um Harlem Shake (os vídeos que, no princípio do ano, se tornaram virais e acabaram por ser imitados por coletivos e empresas de todo mundo). São criações em que os protagonistas primeiro aparecem tranquilos numa cena quotidiana e, ao cabo de uns segundos, começam a dançar de maneira muito curiosa ao som de uma mesma música. O segundo vídeo mais visto do ano, que está próximo de superar os 100 milhões de visualizações no YouTube, é o seguinte:

Um vídeo no qual um jovem imita como se alimentam diferentes animais já superou 92 milhões de visualizações. É o terceiro vídeo mais visto do ano:

A cantora Miley Cyrus é uma das personagens mais procuradas no Google, mas é também uma das mais imitadas no YouTube. Uma paródia de um videoclip da cantora superou os 90 milhões de visualizações e converteu-se no quarto vídeo mais visto do ano na plataforma de vídeos da Google:

Um vídeo da marca de água Evian, no qual o protagonista dança como quando era criança, chegou a 68 milhões de visualizações no YouTube. É o quinto vídeo mais visto do ano:

A marca Volvo também conseguiu um grande êxito no YouTube com o seu vídeo protagonizado por Jean Claude Van Damme:

O sétimo vídeo mais visualizado é um videoclip de Yolo, que alcançou 56 milhões de visualizações:

Mais de 51 milhões de visualizações obteve este vídeo de câmara oculta, que é o oitavo mais visto:

Em nono lugar, um vídeo que parodia diálogos de jogadores, treinadores e árbitros da liga de futebol americano profissional dos Estados Unidos e recebeu mais de 45 milhões de visualizações desde que foi publicado:

O vídeo que encerra o top 10 do ano põe um raper a cantar ao “desafio” com Mozart. Junta 385.000 likes e foi visto mais de 45 milhões de vezes:

Artigo de Manuel Moreno, publicado em cuartopoder.es. Tradução de Carlos Santos para esquerda.net

Termos relacionados Cultura
Comentários (2)