You are here

Tratamento de imigrantes em Lampedusa recorda campos de concentração

Vídeo captado por um morador da ilha mostra imigrantes nus, ao ar livre, a ser desinfetados à mangueirada, como se fossem animais. Governo italiano promete investigação e punição dos responsáveis.
Imagem do vídeo que chocou os italianos.

As imagens mostram estrangeiros nus, apesar do frio, sob os olhos de todos, passando por um processo de desinfeção contra a sarna. O "tratamento" é aplicado por funcionários que espalham o desinfetante pelo corpo da pessoa por meio de uma mangueira. A gravação foi feita com o telemóvel de um dos moradores locais.

O vídeo, feito no centro de acolhimento de Lampedusa, foi divulgado pelo canal Tg2 de Itália na noite de segunda-feira e causou indignação e polémica em todo o país.

Segundo um homem que comenta o vídeo, identificado como Khalid, entre os que foram submetidos a essa operação estão sírios, ganeses, nigerianos, curdos, eritreus e até sobreviventes do naufrágio de 3 de outubro no mar Mediterrâneo, que deixou 366 mortos. Acrescentou ainda que os imigrantes são tratados "como animais". As imagens foram gravadas no dia 13 de dezembro mas, segundo os imigrantes, a desinfeção acontece todas as semanas.

Campo de concentração

“Estas imagens recordam-me um campo de concentração”, disse a presidente da câmara de Lampedusa. Giusi Nicolini, conhecida por lutar pelos direitos dos imigrantes. “Demonstram que esta forma de acolhimento, de que Lampedusa e Itália se envergonham, tem de mudar. Não esperava ver isto apenas dois meses depois de um naufrágio que provocou lágrimas e promessas”, sublinhou a autarca.

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, disse que o governo vai fazer “uma investigação profunda” e que os responsáveis serão punidos.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) pediu soluções urgentes para melhorar o padrão de acolhimento em Lampedusa, enquanto a ONG Save the Children disse que as condições enfrentadas pelos estrangeiros no local são "indignas" e que o procedimento de desinfeção é "absolutamente inaceitável".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)