You are here

Enfermagem faz greve a 19 de dezembro

Enfermeira(o)s dos centros de saúde querem continuar a garantir cuidados de enfermagem em jornada contínua e, por isso, fazem greve dia 19 de dezembro, a partir das 12h na ARS de Lisboa. A paralisação integra-se numa semana de luta em defesa do SNS e do trabalho com direitos.
semana de luta terá outras ações, nomeadamente: “almoço de protesto” em Lisboa junto à ARS às 13h de dia 19 e “Queima do Governo” na praça dos Leões no Porto às 19h de 18 de dezembro

O sindicato dos enfermeiros portugueses (SEP) convocou uma semana de luta de 16 a 20 de dezembro. Na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, os profissionais dos centros de saúde fazem greve entre as 12h e as 24h no dia 19. A semana de luta terá outras ações, nomeadamente: “almoço de protesto” em Lisboa junto à ARS às 13h de dia 19 e “Queima do Governo” na praça dos Leões no Porto às 19h de 18 de dezembro.

O SEP protesta contra a imposição de uma paragem de uma hora no período de almoço, por parte de alguns diretores executivos de agrupamento de centros de saúde (ACES) da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. A paragem de uma hora interrompe a jornada contínua dos enfermeiros e provoca descontinuidade da prestação de cuidados. Na prática, enfermeiras e enfermeiros continuam a prestar cuidados nessa hora, mas sem serem remunerados.

Na semana de luta, enfermeiros e enfermeiras protestam contra os cortes salariais, em defesa do SNS e do trabalho com direitos.

Termos relacionados Sociedade
(...)