You are here

Pepe Mujica: Mandela foi "o irmão mais velho de todos os lutadores sociais de nosso tempo"

O presidente do Uruguai afirmou que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi "o irmão mais velho de todos os lutadores sociais de nosso tempo". Este domingo celebra-se, na África do Sul, o Dia Nacional de Oração e Reflexão para honrar Madiba, que será sepultado no dia 15 de dezembro na aldeia onde foi criado.

O presidente do Uruguai, José Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, afirmou, num programa de rádio transmitido na sexta feira, que o líder sul-africano "é para a humanidade uma reserva dos melhores e eternos valores para tentar impulsionar o amor à vida".

"Homenageando Mandela homenageamos talvez a condição humana", acrescentou o governante uruguaio, que passou perto de 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.

Pepe Mujica afirmou ainda que é "praticamente impossível" encontrar uma figura tão transcendente na luta pela igualdade, contra o racismo e "capaz de aglutinar tanta coisa diferente e contraditória para dar identidade a um país cheio de injustiça e dor".

"É uma formosa vida que encerra seu ciclo", frisou o chefe de Estado uruguaio, que declarou dois dias de luto no país.

Mais de meia centena de chefes de Estado e de Governo já confirmaram presença no funeral

A ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Nkoana-Mashabane, adiantou este domingo que mais de meia centena de chefes de Estado e de Governo já confirmaram a presença no funeral de Nelson Mandela, que será sepultado no dia 15 de dezembro em Qunu, aldeia onde foi criado.

Estão previstos 10 dias de homenagens e de luto nacional  por Nelson Mandela. Este domingo celebra-se, na África do Sul, o Dia Nacional de Oração e Reflexão para honrar Madiba. Para terça feira está marcada uma cerimónia no estádio "Soccer City", no Soweto, para a qual são esperadas 80 mil pessoas.

Termos relacionados Mandela, Internacional
(...)