You are here

“Mandela, um símbolo da liberdade”

No Parlamento, Helena Pinto destaca que Mandela foi considerado terrorista por lutar pela liberdade e pela dignidade do seu povo e recorda que em 1987 Portugal votou contra a sua libertação incondicional.
Helena Pinto: "Foi considerado terrorista e tudo isto porque lutou pela liberdade".

“Nelson Mandela é uma figura ímpar para a Humanidade. Inspirou e inspira gerações. A sua vida e a sua luta, as suas escolhas não deixaram ninguém indiferente. É um símbolo da liberdade. E permitam-me que relembre aqui as palavras de Nelson Mandela exatamente sobre a liberdade.

'Liberdade não é meramente tirar as correntes de alguém, mas sim viver de uma forma que respeita e aumenta a liberdade dos outros'.

Era este o pensamento de Nelson Mandela. É um símbolo da luta contra o apartheid, esse regime odioso. É um símbolo da luta contra o racismo. Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua e esteve preso durante 27 anos. Foi considerado terrorista e tudo isto porque lutou pela liberdade e pela dignidade do seu povo e nunca hesitou, nem mesmo quando foi preciso pegar em armas.

Ontem morreu Nelson Mandela. O homem que mostrou ao mundo como as ideias e as convicções nunca são vencidas pela opressão. Em 1987, Portugal esteve do lado errado, votou contra a libertação incondicional de Nelson Mandela. Mas hoje curvamo-nos pelo seu exemplo e pela sua memória”.

"Nelson Mandela é um símbolo da liberdade"

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Mandela, Internacional
(...)