You are here

Linha telefónica da Segurança Social não atende recibos verdes

Sistema de atendimento entrou em colapso justamente no momento de comunicação dos valores das contribuições e também no período para o regime excecional de regularização de dívidas. Precários Inflexíveis acusam Mota Soares de conhecer o problema e nada fazer.
Atendimento telefónico entrou em colapso

Os Precários Inflexíveis denunciaram que mais uma vez o sistema de atendimento telefónico da Segurança Social entrou em colapso nas questões referentes aos recibos verdes. A linha de atendimento telefónico da Segurança Social (número azul – 808 266 266) não está a responder às dúvidas dos trabalhadores nestas condições – quem escolhe a opção para tratar de questões relacionadas com o trabalho independente, é remetido para uma longa gravação de cerca de 4 minutos, após a qual a chamada é simplesmente desligada.

Segundo os Precários Inflexíveis, “a situação é muito grave, sobretudo porque estamos na fase de comunicação dos valores das contribuições para o próximo ano para centenas de milhar de pessoas, além de estar a decorrer o período para o regime excecional de regularização de dívidas à Segurança Social. E a falta é premeditada, sem aviso, o que implica ainda um custo para quem telefona para tentar resolver o seu problema”.

A associação de trabalhadores precários recorda que nos últimos anos se repetiram erros graves na atribuição do valor das contribuições dos trabalhadores a recibos verdes, e que milhares de pessoas, confrontadas com um sistema complexo e que já provou não ser fiável, têm naturalmente dúvidas e necessidade de apoio, sem correspondência por parte dos serviços.

Pedro Mota Soares é o responsável

Os PI acusam o ministro Pedro Mota Soares de ser o responsável direto por mais este problema, já que o conhecia e mais uma vez não deu instruções nem preparou os serviços para a gigantesca tarefa burocrática que consiste em atribuir as bases de incidência contributiva a centenas de milhar de pessoas.

Os Precários Inflexíveis exigem, assim, a reposição da linha de atendimento e do apoio aos trabalhadores a recibos verdes.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)