Fathi Chamkhi em Portugal

Economista e destacado militante tunisino participa esta sexta-feira da sessão “A Primavera Árabe: Crise, transformação e alternativa?”, no Porto, e no sábado na conferência internacional “Uma Saída para a Crise”, em Cacilhas.
Fathi Chamkhi: “A dívida constitui, desde a segunda metade do século XIX, a pedra angular do domínio estrangeiro na Tunísia". Foto CADTM

O economista tunisino Fathi Chamkhi é professor e investigador na Faculdade de Letras, Artes e Ciências Humanas de La Manouba, na Tunísia. Militante comunista revolucionário, é porta-voz da RAID/ATTAC/CADTM (Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo) na Tunísia e vice-presidente da secção de Tunes da Liga tunisina de defesa dos direitos humanos.

É também membro do Conselho Nacional para a Proteção da Revolução (CNPR) que engloba a União Geral do Trabalho (UGT), associações e partidos políticos e tem como objetivo preservar as conquistas da revolução que derrubou Zine el Abidine Ben Ali.

Como membro do CADTM, Fathi Chamkhi defende a suspensão imediata do pagamento da dívida externa da Tunísia, acumulada no regime da ditadura, a instauração de uma auditoria à dívida, e a anulação da dívida odiosa que a auditoria determinar.

Pedra angular do domínio estrangeiro

“A dívida constitui, desde a segunda metade do século XIX, a pedra angular do domínio estrangeiro na Tunísia; neste sentido, ela é um dado fundamental da sua história contemporânea, desempenhando um papel antinacional, antidemocrático e antissocial”, disse numa entrevista recente.

“Este domínio acabou por empurrar as classes populares para a revolta. Bastou-lhes 29 dias para derrubar o ditador, garante da estabilidade e da ordem capitalista; é necessário que acabem agora com o próprio regime de dominação, para que possam dispor livremente deles mesmos e libertar o seu futuro”.

No Porto: esta sexta 15 de novembro às 21h30 no hotel Tuela.

Em Cacilhas: sábado 16 de novembro às 14h na Escola Secundária Cacilhas-Tejo.