You are here

Trabalhadores da Imprensa Nacional contra a retirada de benefícios

Protesto reuniu mais de meio milhar em frente à sede da empresa, em Lisboa. Empresa quer acabar com os benefícios dos respetivos serviços sociais e passar trabalhadores e reformados para o regime geral da Segurança Social.
INCM: nova manifestação na tarde de 6 de dezembro. Foto de João Carvalho

Mais de 500 trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) manifestaram-se quinta-feira diante da sede da empresa, em Lisboa, contra a retirada de benefícios, assegurados pelos respetivos serviços sociais, e decidiram realizar novo protesto no dia 6 de dezembro.

"Passaram por aqui cerca de 500 pessoas e foi assumido o compromisso de fazer nova manifestação, desta vez com desfile até ao Ministério das Finanças, se a administração da empresa não recuar na sua intenção", disse à agência Lusa Altamiro Dias, da Comissão de Trabalhadores.

Os trabalhadores e pensionistas da INCM não aceitam perder os benefícios, na área da saúde e da proteção social, a que têm direito no âmbito dos respetivos serviços sociais, equiparados a outros existentes na administração pública, explicou a mesma fonte.

Altamiro Dias explicou que existe uma proposta para que todos passem para o regime geral da Segurança Social e para o Serviço Nacional de Saúde, mas "os representantes dos trabalhadores não foram ouvidos, como determina a lei".

Foi marcada uma nova manifestação para a tarde de 6 de dezembro, com desfile entre a sede da INCA e o Ministério das Finanças, à qual deverão comparecer também os trabalhadores do norte.

A INCM tem 668 trabalhadores no ativo, mas os seus serviços sociais são responsáveis por cerca de 2.000 beneficiários, contando com os reformados e os familiares.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)