Apoiantes de Bo Xilai criam novo partido na China

O jornal “South China Morning Post” noticia neste domingo a formação de um novo partido na China. O partido denomina-se “Zhi Xian” (que significa "a Constituição é a autoridade suprema") e nomeia como “presidente vitalício” Bo Xilai, antigo alto dirigente do Partido Comunista da China, condenado a prisão perpétua em setembro deste ano por corrupção e abuso de poder.
O novo partido denomina-se “Zhi Xian” (que significa "a Constituição é a autoridade suprema") e nomeia como “presidente vitalício” Bo Xilai – Foto de wikimedia

De acordo com o jornalSouth China Morning Post, que é publicado em Hong-Kong em inglês, o partido foi constituído na passada quarta-feira (6 de novembro de 2013), poucos dias antes do início da importante sessão plenária do comité central do Partido Comunista da China (PCC), que começou neste sábado (9 de novembro) e cujo objetivo é aprovar significativas reformas económicas e sociais no país. (Pode aceder aqui à notícia do “South China Morning Post”)

Wang Zheng, professora de comércio internacional no Instituto de Economia e Gestão de Pequim, assume-se como uma das fundadoras do Zhi Xian e afirma que a criação do novo partido é “legal e razoável” e não contraria a lei chinesa.

Em carta aberta publicada na internet, Wang Zheng explica que é uma professora comum, que nunca conheceu pessoalmente Bo Xilai, mas que a sua figura a inspirou.

Ela afirma ter ficado impressionada pela atitude combativa que Bo Xilai mostrou no seu julgamento no fim de agosto, no qual foi acusado de suborno, desvio de dinheiro e abuso de poder.

Wang Zheng nega ter sido perseguida pelas autoridades chinesas depois de ter publicado a sua carta aberta.

Bo Xilai era um importante dirigente do PCC e foi apontado muitas vezes como candidato a líder do partido, quando era o mais destacado dirigente de Chongqing.

Bo Xilai foi muitas vezes considerado como chefe de uma corrente 'neomaoísta' no PCC e era um dos líderes de maior projeção no país antes de ser envolvido no escândalo de corrupção que o levou à cadeia, assim como à sua mulher e a várias pessoas da sua confiança.

Termos relacionados Internacional