You are here

Mulher é presa na Arábia Saudita por conduzir o seu pai ao hospital

Uma cidadã kuwaitiana foi detida, no passado domingo, depois de tentar levar o seu pai doente a um hospital na Arábia Saudita. Agora, detida, aguarda investigação, podendo ser julgada pelo crime de “mulher ao volante”.
Na Arábia Saudita, para além da proibição de conduzir, as mulheres precisam de autorização de um familiar masculino para abrir uma conta bancária, trabalhar ou deslocar-se para o estrangeiro.

Uma mulher natural do Kuwait foi detida, no passado domingo, na Arábia Saudita depois de conduzir um automóvel para levar o seu pai ao hospital, que sofria de uma crise de diabetes.

Este incidente dá-se uma semana depois do cancelamento de um protesto pelo direito à condução para as mulheres, organizado por centenas de sauditas.

A kuwaitiana, cuja identidade não foi revelada, conduzia numa região próxima da fronteira entre o Kuwait e a Arábia Saudita, segundo informações apuradas junto da polícia local.

A mulher afirmou que, mesmo informando as autoridades que necessitava de levar o seu pai doente ao hospital, foi detida. Neste momento, aguarda o desfecho da investigação, podendo mesmo ser acusada do crime de “mulher ao volante”.

A comunicação social saudita também não adiantou se o doente conseguiu chegar ao hospital após detenção da filha.

No Kuwait, as mulheres podem conduzir e têm, no geral, mais liberdade que na Arábia Saudita, as mulheres precisam de autorização de um familiar masculino para abrir uma conta bancária, trabalhar ou deslocar-se para o estrangeiro.

A cidadã do Kuwait só foi detida por ter atravessado a fronteira do seu país para levar o seu pai ao hospital. No geral, a fronteira entre estes dois países pauta-se por uma cooperação mútua estratégica, tendo um elevado fluxo diário de pessoas e mercadorias.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)