You are here

"Este Orçamento não será o do pós-troika, mas sim o da segunda troika"

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou Pedro Passos Coelho de estar já a negociar um segundo resgate que trará a Portugal "uma nova ‘troika', mais ou menos cautelar", em 2014. “Insistir na mesma receita e esperar outro resultado é estupidez. No seu caso é mesmo má-fé”, avançou a dirigente bloquista.
Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.

No primeiro dia de debate da proposta de Orçamento do Estado para 2014 na generalidade, Catarina Martins frisou que é "responsabilidade" de cada deputado e deputada chumbar o Orçamento, e "é isso que vai fazer o Bloco".

"Este Orçamento não será o do pós-troika, mas sim o da segunda troika", adiantou a deputada, sublinhando que “nenhum destes cortes evita uma segunda troika, ou um segundo resgate”. “Insistir na mesma receita e esperar outro resultado é estupidez. No seu caso é mesmo má-fé”, avançou a dirigente bloquista.

A coordenadora nacional do Bloco referiu ainda a importância da Constituição, que constitui uma "barreira que protege Portugal do desastre", e asseverou que o Bloco irá desenvolver, durante o debate sobre o Orçamento, as suas propostas para 2014, já avançadas na quarta feira pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.

O primeiro-ministro, na resposta ao Bloco, voltou a garantir a determinação do Governo em fazer "tudo o que é considerado necessário para evitar um segundo resgate" e garantir a sustentabilidade das contas públicas para que a ‘troika' abandone o país.

(...)