You are here

Bloco recusa acompanhar presidente da AR a Angola

Assunção Esteves desloca-se a Angola na próxima semana para uma reunião da CPLP, mas o Bloco não acompanhará a presidente da AR. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda justifica a recusa do partido, salientando que em Angola “há direitos fundamentais que não são respeitados”.
"A democracia não é plena em Angola. Há direitos fundamentais que não são respeitados, a liberdade de imprensa não é plenamente respeitada, a liberdade de manifestação não é plenamente representada", afirma Pedro Filipe Soares

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, visitará Angola na próxima semana (segunda, terça e quarta-feira) para participar numa reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Simultaneamente, decorrerá um encontro bilateral entre representantes dos parlamentos de Angola e de Portugal.

Como é hábito, a presidente da AR convidou os grupos parlamentares a estarem representados na sua comitiva.

O Bloco de Esquerda recusou, porém, o convite.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, justificou a recusa em declarações à agência Lusa.

"A democracia não é plena em Angola. Há direitos fundamentais que não são respeitados, a liberdade de imprensa não é plenamente respeitada, a liberdade de manifestação não é plenamente representada", afirmou Pedro Filipe Soares.

O líder parlamentar bloquista considerou ainda que há uma "tentativa de transformação de uma reunião da CPLP num encontro bilateral".

Pedro Filipe Soares lembrou ainda o motivo da visita de Assunção Esteves é a participação num encontro da CPLP, onde o Bloco nunca esteve representado, uma vez que a representação parlamentar portuguesa tem sido tradicionalmente dividida entre PSD e PS.

Termos relacionados Política
Comentários (4)