You are here

Santo Pires de Lima e o milagre da recuperação económica

Já se sabe, no léxico do CDS não há más notícias para ninguém.

Nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS o Santo Pires de Lima veio dar-nos conta de um “milagre económico” que o Santo Paulo Portas já havia ventilado no dia anterior com a saída da recessão técnica dentro de semanas.

Já se sabe, no léxico do CDS não há más notícias para ninguém: na apresentação do Orçamento de Estado Portas dizia que não haveria “nova austeridade” apesar da lei apresentada na manhã seguinte o desmentir; Mota Soares veio informar que a troika tinha pedido medidas muito piores e que o Governo nos salvou de todo esse inferno; e agora Pires de Lima vem anunciar um milagre, apesar do desemprego ser “ainda muito alto”.

Infelizmente o mundo mirífico do CDS-PP não tem nenhuma adesão à realidade e este é, de facto, o pior Orçamento de Estado que Portugal já conheceu desde ’74.

Não bastava o “enorme aumento de impostos” de Gaspar se manter, as prestações sociais terem diminuído, o desemprego ter atingido níveis estratosféricos, a dívida pública estar acima dos 130% e o défice descontrolado – não, isso não bastava. E também não bastava um Orçamento cujos pressupostos macroeconómicos são uma mentira deliberada. Por isso, este ano a esses cortes juntam-se despedimentos e a duplicação no corte dos salários na função pública, o corte de 10% nas pensões dos professores, enfermeiros, médicos e de quem trabalhou uma vida inteira para o Estado e o corte nas pensões do privado através de uma taxa que já foi “extraordinária” e que agora já se viu que é permanente.

Até ao fim do ano é bem possível que a economia consiga crescer marginalmente como resultado de não estarem a ser aplicadas novas medidas de austeridade neste último semestre do ano e do Tribunal Constitucional não ter permitido alguns dos cortes do Governo. Mas no ano que vem a retoma milagrosa será substituída pela dolorosa realidade da recessão que toda a gente sente na pele.

Lembram-se da velha frase do Orwell? Ora pois aqui estamos: é esta a época de mentiras universais.

Valha-nos Santo Pires de Lima.

Sobre o/a autor(a)

Engenheiro e mestre em políticas públicas. Dirigente do Bloco.
(...)