You are here

Este sábado, protesto contra o governo e a troika ocupa as ruas do país

“A troika e os governos que a servem pretendem deitar fora o sonho de gerações de uma sociedade mais livre e igualitária”, refere a convocatória da manifestação ‘Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!’, que apela “a quem está farto de ver vidas penhoradas e esvaziadas” que se junte ao protesto, agendado para 14 cidades portuguesas (ver lista neste artigo).

“É tempo de agir”, avançam os subscritores do documento, frisando que “o regime de austeridade no qual nos mergulharam não é, nem será, uma solução” e que “não há becos sem saída”.

“Setores vitais para a nossa sobrevivência estão a ser entregues a banqueiros e especuladores, que os reduzirão à razão do lucro: água, energia, transportes, florestas, comunicações. Querem forçar-nos a abdicar do que construímos: na Saúde, na Educação, nos direitos mais básicos como habitação, alimentação, trabalho e descanso. A troika e os governos que a servem pretendem deitar fora o sonho de gerações de uma sociedade mais livre e igualitária”, referem, apelando a “quem está farto de ver vidas penhoradas e esvaziadas” que se junte à manifestação, que “será mais um passo determinante na resistência ao governo e à troika”.

Somam-se as adesões e apelos à participação

A convocatória da manifestação “Que se lixe a troika! Não há becos sem saída!”, que terá lugar em 14 cidades portuguesas, foi subscrita por mais de 1000 pessoas de todos os setores da sociedade portuguesa. Várias personalidades públicas de diferentes áreas, da política à cultura, apelam à participação na iniciativa.

No blogue do movimento “Que Se lixe a Troika!”, e na sua página de facebook, têm vindo a ser divulgados inúmeros vídeos de apoio à manifestação agendada para o próximo sábado de várias personalidades públicas de diferentes áreas, da política à cultura. Os músicos Lúcia Moniz, JP Simões e João San Payo (Peste & Sida) e o grupo musical Rat Swinger, bem como o ator Luís Aleluia e a atriz Oceana Basílio, o escritor Mário de Carvalho, o cineasta e encenador Jorge Silva Melo, o fundador das Produções Fictícias, Nuno Artur Silva, o realizador e argumentista Vicente Alves do Ó, o encenador Jorge Castro Guedes, o argumentista e escritor Tiago R. Santos e o comentador político Daniel Oliveira figuram entre aqueles que quiserem deixar o seu contributo para a mobilização da manifestação “Que Se lixe a Troika! Não há becos sem saída”.

Aos vídeos somam-se ainda os inúmeros depoimentos escritos dos subscritores da manifestação, entre os quais o de Sérgio Godinho.

“Chega de invisibilidade”

O movimento (d)Eficientes Indignados também já confirmou a sua presença no protesto, marcando concentração para as 14 horas em frente à Pastelaria Suíça no Rossio.

“Dizem que somos cidadãos invisíveis e talvez tenham alguma razão quando nos caracterizam assim. Invisíveis porque muitos de nós não conseguem sair de casa ou estão fechados em instituições. Porque a maior parte de nós não tem rendimentos suficientes para fazer uma vida "normal". As cidades, vilas e aldeias são para nós obstáculos e barreiras uns atrás dos outros”, avança o movimento, sublinhando que “já chega”.

“Quase há 40 anos sonhamos com um Abril luminoso”

Num comunicado assinado pelo seu presidente, Francisco Fanhais, a Associação José Afonso afirma que “estará lá - seja o” lá” onde for - no dia 26 de outubro, porque nos recusamos a aceitar a prepotência e mesquinhez dos que acham que podem, querem e mandam…e assim nos vão roendo a alma”.

“Pelo direito à educação democrática, gratuita e de qualidade”

A Associação de Estudantes do ISCTE (AEISCTE-IUL) anunciou que “irá manifestar-se no próximo dia 26 de outubro, pelo direito à educação democrática, gratuita e de qualidade”.

Em comunicado, a AEISCTE-IUL sublinha que “os cortes na educação, para os estudantes, significam a exclusão cada vez maior do ensino superior, significa uma escola de elites em que só pode estudar quem tem rendimentos para o suportar” e acusa o governo e a troika de querer “destruir o ensino superior como o conhecemos hoje e a Constituição que o defende”.

Manifestação foi agendada para 14 cidades portuguesas

O protesto, que, em Lisboa, sairá da Praça do Rossio a partir das 15h e seguirá até à Assembleia da República (ver percurso), já foi convocado para 13 cidades portuguesas.

Pode consultar aqui a lista de manifestações:
Aveiro, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, 15h. Ver evento no facebook. 
Braga, Avenida Central, 15h. Ver evento no facebook.  
Coimbra, Pç da República, 15h. Ver evento no facebook.
Faro, 15h. Ver evento no facebook.
Funchal, Pç do Município, 15h. Ver evento no facebook.
Horta/Faial, Pç da República, 11h. Ver evento no facebook.
Lisboa, Rossio - Assembleia da República (São Bento), 15h. Ver evento no facebook.
Portimão, Lg da Câmara Municipal, 15h. Ver evento no facebook.
Porto, Batalha – Aliados, 15h. Ver evento no facebook.
Setúbal, 15h. Ver evento no facebook.
Viana do Castelo, Pç da República, 15h. Ver evento no facebook.
Vila Real, Pç do Município, 16h. Ver evento no facebook.
Viseu, Rua da Paz, 15h30. Ver evento no facebook.

Termos relacionados Sociedade
(...)