Malala Yousafzai ganhou o prémio Sakharov

10 de October 2013 - 16:59

A Conferência dos presidentes dos grupos políticos do Parlamento Europeu escolheu a cidadã paquistanesa Malala Yousafzai, defensora dos direitos das mulheres e das jovens do seu país contra o integrismo religioso, para o prémio Sakharov 2013.

PARTILHAR
Malala Yousafzai tem 16 anos e tornou-se o símbolo da luta pelo direito das mulheres e jovens paquistanesas à educação

“Saudamos a atribuição do prémio Sakharov a Malala Yousafzai pela sua coragem e determinação para melhorar as vidas das mulheres e das jovens no seu país natal e através do mundo”, comentou Gabi Zimmer, presidente do grupo da Esquerda Unitária (GUE/NGL)

Malala Yousafzai tem 16 anos e tornou-se o símbolo da luta pelo direito das mulheres e jovens paquistanesas à educação, especialmente no Vale de Swat, a região paquistanesa controlada pelos talibãs, que baniram o acesso das jovens às escolas. Os fundamentalistas islâmicos atentaram contra a sua vida em Outubro de 2012, mas Malala sobreviveu e a sua causa ganhou então expressão mundial.

A jovem premiada derrotou na votação o técnico informático norte-americano Edward Snowden, que revelou a rede de espionagem mundial montada por Washington e cuja candidatura foi apresentada pelo GUE/NGL; e três cidadãos bielorrussos considerados presos políticos: Ales Bialatski, Eduard Lobau e Mikola Statkevich.

Artigo publicado no portal do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu