You are here

Governo grego fecha hospitais psiquiátricos

A vice ministra da Saúde da Grécia, Zetta Makris, anunciou que, tal como acordado com a troika, uma das prioridades do governo será "a eliminação definitiva dos hospitais psiquiátricos e da sua organização atual". Desde 2011, os transtornos depressivos severos aumentaram 50%.

Um dia após ter sido divulgado um estudo, da autoria do departamento de Investigação de Saúde Mental da Universidade de Atenas, que aponta que a crise económica se traduziu no aumento de 50 por cento dos casos de transtornos depressivos severos diagnosticados desde 2011, o governo helénico anunciou "a eliminação definitiva dos hospitais psiquiátricos e da sua organização atual".

Segundo avança o Greek Reporter, “centenas de pacientes que padecem de doenças mentais e requerem hospitalização num hospital psiquiátrico vão literalmente ser enviados para as ruas”.

Mediante o agravamento da austeridade e a deterioração das condições de vida, a Grécia tem vindo a registar um aumento no número de suicídios. Durante o ano 2012, 700 pessoas puseram, efetivamente, termo à sua vida, o que equivale a um aumento de 33 por cento face a 2011.

No decorrer de 2013, continuam a registar-se inúmeros casos de cidadãos que se entregam ao desespero por não conseguirem fazer face às suas despesas e por não vislumbrarem qualquer solução para os seus problemas. Nas férias da Páscoa, em apenas 48 horas, 5 pessoas suicidaram-se, segundo adiantou o Keep Talking Greece. Até maio, e desde o início da crise, mais de 2500 cidadãos puseram termo à sua vida.

Termos relacionados Internacional
(...)