You are here
Grécia quer cortar financiamento ao partido nazi Aurora Dourada

O governo grego começou esta segunda-feira a discutir um conjunto de medidas para cortar o financiamento estatal ao partido nazi Aurora Dourada. Por seu turno, a polícia continua atrás de militantes da organização procurados pela justiça e a fazer buscas em sedes à procura de armas.
O Parlamento grego começou hoje a discutir uma alteração à lei, proposta pelo Ministério da Administração Interna, que tem como intuito congelar o financiamento a partidos políticos cujos dirigentes sejam acusados de crimes graves.
Fontes do ministério, citadas pela agência de notícias Efe, afirmam que caso a alteração seja aprovada, o financiamento público de um partido será cortado caso o seu líder, 10% dos seus deputados ou uma parte dos seus principais dirigentes sejam acusados de crimes com penas superiores a 10 anos de prisão.
Seis dos 18 deputados da formação nazi, incluído o seu líder, o ex-militar Nikolaos Mijaloliak, e outros 14 membros do partido e dois agentes da polícia serão presentes a juiz na próxima terça-feira. Os arguidos são acusados de constituir uma organização criminosa que será responsável por dez assassinatos ou tentativas de homicídio.
Um dos homicídios é o do cantor e ativista de esquerda Pavlos Fyssas, cujos namorada e pai compareceram esta segunda-feira no tribunal de Pireu para testemunhar contra o homicida confesso, Yorgos Rupakias.
O Parlamento grego estuda ainda a possibilidade de suspender o pagamento de salários e retirar “todas as prerrogativas derivadas da condição de deputado dos seis parlamentares da Aurora Dourada que foram presos”, avança a agência de notícias.
Estes deputados nazis estão sob custódia e ficarão em prisão preventiva a partir de terça-feira, no entanto, só perderão o seu mandato caso sejam condenados.
Espera-se ainda que a Procuradoria-Geral grega congele as contas bancárias e quebre o sigilo bancário para investigar a proveniência dos fundos recebidos pelos nazi para as suas atividades, treino militar e compra de armas.
Hoje foi encontrado na casa do deputado Jristos Pappas uma pistola, fotos de Hitler, suásticas e capacetes.
Até ao momento, foram detidas 22 das 32 pessoas ligadas à Aurora Dourada que estão a ser procuradas pela justiça.
Add new comment