You are here

Sheik saudita diz que guiar carros afeta as mulheres fisicamente

Diante de nova petição das mulheres e da marcação de 26 de outubro como um dia de desafio, o também psicólogo Salah al-Luhaydan afirma que conduzir pode afetar os ovários e as pelves femininas e causar problemas clínicos de ordens diversas aos filhos que nascerem.
O sheik está a ser alvo de uma torrente de ironias no Twiter.

O sheik saudita e psicólogo Salah al-Luhaydan disse ao site sabq.org que a prática de conduzir carros pode criar impactos psicológicos nas mulheres. “A ciência psicológica e a medicina funcional estudaram este lado w descbriram que automaticamente afeta ovários e pelves. É por isso que encontramos casos de mulheres que guiam carros frequentemente cujos filhos nascem com problemas clínicos de graus diversos”.

As afirmações do sheik do reino saudita, o mais importante aliado dos Estados Unidos no Médiro Oriente, é uma reação ao relançamento da campanha pelo direito das mulheres de conduzirem automóveis. Mais de 11 mil mulheres já assinaram uma petição que marca 26 de outubro como um dia de desafio em que as mulheres sauditas pretendem tomar o lugar do condutor.

O sheik pediu às mulheres que “usem o raciocínio antes da emoção e olhem para esta questão de forma realista”, segundo a rede de TV saudita Al Arabya.

Tecnicamente não é proibido que as mulheres conduzam automóveis no reino, mas uma fatwa religiosa publicada nos anos 90 correspondeu a uma proibição de facto. Desde então já houve várias campanhas pelo direito de as mulheres poderem guiar, sem sucesso até agora.

No twiter, entretanto, já choveram reações ironizando a “exclusiva descoberta científica” do sheik.

A hashtag Women_driving_affects_ovaries_and_pelvises tornou-se viral na rede de mensagens curtas.

A polícia religiosa do reino disse na semana passada que “A shariaislâmica não tem um texto que proíba a condução feminina”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
Comentários (2)