You are here

Há interesses em degradar SNS para financiar setor privado, diz António Arnaut

António Arnaut afirmou nesta sexta-feira: “O que se pretende é, através do engodo da livre escolha, obter um novo financiamento do Estado para salvar certas unidades em situação deficitária que não têm procura para a capacidade instalada”.
António Arnaut afirmou nesta sexta-feira: “O que se pretende é, através do engodo da livre escolha, obter um novo financiamento do Estado para salvar certas unidades em situação deficitária que não têm procura para a capacidade instalada”

António Arnaut interveio nesta sexta-feira na sessão de abertura do primeiro Congresso do Serviço Nacional de Saúde - "Património de todos".

Segundo a agência Lusa, Arnaut referiu que o setor privado já é financiado em mais de 30% pelo SNS, através do SIGIC, das convenções e dos subsistemas de saúde. “A ADSE pagou-lhe, em 2011, 492 milhões de euros”, sublinhou.

Arnaut acusou que “a direita dos interesses, aproveitando os ventos neoliberais que sopram da Europa, não desistiu do projeto da destruição do Estado Social, de que o SNS é a trave mestra”.

“Os privilegiados e o grande capital pensam que o mundo é a sua coutada e os trabalhadores e pobres o seu rebanho”, disse Arnaut e, interpelando diretamente o secretário de Estado da Saúde, frisou que um serviço de saúde “tendencialmente gratuito não pode significar tendencialmente pago, como está a acontecer”.

António Arnaut defendeu ainda que “na doença todos devem ser iguais em dignidade e direitos”, considerando que o SNS é uma espécie de seguro social, que realiza o princípio de que “todos são responsáveis por todos e os que podem pagam para os que mais precisam”.

“Mas esse pagamento deve ser feito na repartição de finanças, segundo os rendimentos de cada contribuinte, e não no ato da prestação do cuidado, segundo a categoria sócio económica do utente”, salientou ainda, defendendo que as taxas moderadoras não podem alcançar um nível que dificulte ou impeça o acesso universal dos cidadãos, como está a acontecer.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)