You are here

Controladores aéreos fazem 2 períodos de greve a 10 de outubro

Controladores de tráfego aéreo portugueses vão parar dia 10 de outubro, entre as 7h e as 9h e entre as 15h e as 17h. A greve integra-se num protesto europeu contra o Céu Único Europeu II.
Controladores de tráfego aéreo portugueses vão parar dia 10 de outubro, entre as 7h e as 9h e entre as 15h e as 17h - Foto da wikimedia

O Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo (Sincta) anunciou a greve, nesta sexta-feira, informando que o pré-aviso de greve “já foi entregue às entidades competentes" e que "os serviços mínimos serão assegurados conforme o que está previsto no acordo existente sobre esta matéria”.

Segundo a agência Lusa, a greve dos controladores aéreos portugueses integra-se no “Action Day” (Dia de Ação), convocado pela federação europeia de sindicatos de controladores de tráfego aéreo (Atceuc) contra o Céu Único Europeu II, uma iniciativa da Comissão Europeia.

Os controladores aéreos de Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia também marcaram greve a 10 de outubro, segundo o sindicato. O Sincta refere ainda que na Bélgica, na Irlanda, na Holanda e na Suíça “estão previstas outras iniciativas que terão um impacto operacional muito relevante”.

Os controladores europeus têm criticado as medidas ultraliberais inseridas na iniciativa da Comissão Europeia, nomeadamente o desmantelamento de empresas nacionais e a centralização de serviços e processos que poderão provocar perda de milhares de postos de trabalho e de soberania dos Estados na gestão dos seus espaços aéreos. Têm também alertado para os riscos de segurança.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)