You are here
FMI recomenda abolição da soberania orçamental na Zona Euro

Um dos argumentos invocados pelos autores do documento é o de que as recentes crises demonstraram que os desequilíbrios orçamentais de um país podem produzir choques e afectar os mercados em toda a zona da moeda única. Por isso, afirma o relatório, "as 17 nações que utilizam o euro precisam de reforçar a disciplina orçamental e planear a transferência de fundos antes que as crises se desenvolvam".
Segundo os técnicos do FMI, a concretização da união bancária continua a ser a principal prioridade, mas a definição de medidas no sentido da união orçamental e da emissão conjunta de dívida ajudaria a aumentar a confiança dos investidores na região, isto é, será do maior interesse para os mercados financeiros.
"A Zona Euro não pode dar-se ao luxo de voltar a conviver com a imprudência orçamental e financeira de alguns países”, segundo o relatório do FMI. “Nesse sentido”, prossegue, “para assegurar que as regras orçamentais são aplicadas, os países devem ter incentivos a cumprir e estar também sujeitos a penalizações credíveis no caso de não o fazerem".
Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.
Comments
A unica imprudencia dos
A unica imprudencia dos países na zona Euro, é fazerem mais empréstimos, e darem ouvidos a FMIs e outros. Quer dizer, agora defendem que nem vale a pena votar, que é para eles fazerm directamente os despedimentos e os cortes que querem. O fim da democracia.
Será que o nosso povo nao acorda ?
Isso pode ser o prenuncio da
Isso pode ser o prenuncio da unificação total dessas nações.
Add new comment