Idosos obrigados a escolher entre comida e medicamentos

Mediante o corte nos apoios sociais e o aumento generalizado do custo de vida, existem cada vez mais idosos que se vêem obrigados a escolher entre comprar medicamentos ou comida, segundo alerta a associação Médicos do Mundo (MdM).
Foto de Paulete Matos.

A “crise está a ter enorme impacto na qualidade de vida dos seniores portugueses”, situação que é agravada com “os cortes significativos nas pensões e no Complemento Solidário para Idosos”, avança a MdM em comunicado, citado pela agência Lusa.

A degradação das condições de vida dos mais idosos, que estão a ser privados de bens essenciais, também está associada, segundo avança esta Organização Não Governamental (ONG), ao facto de os mais idosos terem de sustentar a sua família com as suas parcas reformas, já que muitos adultos se vêem obrigados a voltar a viver em casa dos pais.

“Esta situação está a acontecer mais este ano”, sublinhou a coordenadora da MdM.

“O pouco rendimento que existe, e que é do idoso, vai ter de ser dividido, em vez de ser por dois, é dividido por cinco porque aquele filho já traz também os netos”, referiu Carla Fernandes.

Face a esta situação, os idosos têm sido forçados a optar por uma refeição diária ou por adquirir os medicamentos que lhes são prescritos.

“Isto, ao nível da saúde, traz as suas consequências, como é óbvio. Não conseguimos trabalhar ao nível da prevenção, o que traz pessoas idosas mais doentes, mais custos para a sociedade, e isto transforma-se numa bola de neve”, alertou a responsável da MdM.

Termos relacionados Sociedade