You are here

Évora: Bloco defende reabilitação urgente do centro histórico

A candidata bloquista à Câmara de Évora defendeu esta segunda-feira que o centro histórico, enquanto "jóia da coroa" da cidade, precisa "urgentemente" de reabilitação.
Maria Helena Figueiredo e Catarina Martins em campanha no centro histórico de Évora. Foto Paulete Matos

Em declarações à agência Lusa, durante a arruada no centro da cidade Maria Helena Figueiredo afirmou que “até agora, o que tem havido é um grande desleixo” por parte da Câmara em relação à zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

“As duas ou três principais ruas estão lavadas, mas basta passar pelas paralelas para se perceber o desleixo que tem havido", acrescentou Maria Helena Figueiredo, antes de defender medidas para uma zona que "carece urgentemente de uma intervenção de reabilitação a todos os níveis".

A candidata bloquista constata que "cerca de 30% dos edifícios" estão devolutos e “muitos estão em estado de grande degradação", pelo que um plano de reabilitação deve ter como alvo esse património edificado. Para além disso, Maria Helena Figueiredo defendeu que outra das prioridades para o centro histórico deverá passar por "relançar o pequeno comércio, a restauração e os hotéis" e criar "espaços de lazer e de entretenimento". "E é necessária reabilitação ao nível cultural, porque Évora é uma cidade da cultura. Precisamos de apoiar os nossos agentes culturais e com eles preparar um programa de animação", concluiu a candidata do Bloco à autarquia eborense.

Já no comício da noite, Maria Helena Figueiredo lançou duras críticas à gestão do PS que endividou a autarquia, contestando em particular a entrega da gestão da água a privados. "Água para encher piscinas é um luxo, e deve ser pago, mas a água para beber é vital", afirmou a candidata.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)