You are here

Bloco, PCP e PEV entregam pedido conjunto de fiscalização da lei das 40 horas

Uma delegação composta por Luís Fazenda, Bloco de Esquerda, António Filipe, PCP, e Heloísa Apolónio, PEV, entregou nesta segunda-feira no Palácio Ratton um pedido de fiscalização da constitucionalidade da lei das 40 horas na função pública. Para o Bloco a lei “põe em causa os princípios constitucionais da proporcionalidade e da confiança”. (atualizada às 16:07)
Foto de Paulete Matos

Os deputados do Bloco de Esquerda, PCP e PEV entregaram esta segunda-feira no Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma que aumenta de 35 para 40 horas semanais o horário de trabalho na administração pública.

O pedido de fiscalização foi entregue na manhã de segunda-feira no Palácio Ratton por uma delegação das três bancadas parlamentares, composta por Luís Fazenda, do Bloco, Heloísa Apolónia, dos Verdes e António Filipe, do PCP.

A média horária dos trabalhadores “com horário completo fora da função pública são 37 horas por semana” relembra o Bloco numa nota divulgada, considerando que o diploma “configura uma situação de discriminação efetiva dos trabalhadores do setor público que viola o princípio constitucional da igualdade”.

A lei, acrescentam os bloquistas, “põe em causa os princípios constitucionais da proporcionalidade e da confiança” ao representar um “corte permanente na remuneração dos funcionários públicos” por haver aumento de horário semanal sem “o consequente aumento do vencimento”.

O diploma foi aprovado no Parlamento pela maioria PSD/CDS-PP com os votos contra de toda a oposição e promulgado pelo Presidente da República a 22 de agosto.

Catarina Martins diz que lei “desvaloriza o horário de trabalho na função pública”

"O que nós consideramos é que vai contra a Constituição este aumento do horário de trabalho sem remuneração. Não pode existir trabalho não remunerado em Portugal", disse Catarina Martins aos jornalistas, em Serpa, após uma vista a uma empresa.

Através da lei, acusou, o Governo PSD/CDS-PP "desvaloriza o horário de trabalho na função pública" e "não só não está a cumprir o contrato que tem com os funcionários públicos, porque vão trabalhar mais horas pelo mesmo salário, como está também a desvalorizar o trabalho em Portugal, os salários, e isso terá repercussões em todos os trabalhadores do setor público e do setor privado".

Segundo Catarina Martins, com a lei, o Governo PSD/CDS-PP pretende "impor como mínimo", aos funcionários públicos de todos os setores e independentemente da função que realizam, "aquilo que é o máximo legal no setor privado".

"Isto é impor naturalmente mínimos à função pública iguais aos máximos do privado e, portanto, é completamente desequilibrado, mas é acima de tudo uma forma de retirar salário, porque estamos a acrescentar horas de trabalho que não vão ser remuneradas", disse.

"À quebra de salários que já se observou na função pública, o Governo retira mais salários, desvalorizando mais o trabalho", lamentou.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (2)