You are here

Aveiro: “Não precisamos de uma austeridade municipal em cima da austeridade nacional”

Nelson Peralta, candidato do Bloco à Câmara de Aveiro, acusou “os três candidatos do arco da austeridade” de esconderem as suas ideias para o concelho e afirmou: “Em Aveiro não precisamos de uma austeridade municipal em cima da austeridade nacional”.
Comício do Bloco em Aveiro, 20 de setembro de 2013

No comício realizado nesta sexta-feira no salão nobre do Teatro Aveirense intervieram Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco, Nelson Peralta, candidato à Câmara de Aveiro, e Ivar Corceiro, candidato à Assembleia Municipal.

Nelson Peralta acusou os “três candidatos do arco da governação” de não apresentarem programa para a Câmara Municipal de Aveiro, nesta campanha eleitoral autárquica, e concluiu: “ou não têm ideias para o concelho ou querem esconder as ideias que têm para o concelho”. O candidato bloquista referia-se a Élio Maia (atual presidente da Câmara eleito por uma coligação PSD/CDS e candidato independente), Ribau Esteves (presidente da Câmara de Ílhavo, ex-secretário-geral do PSD na liderança de Filipe Menezes e candidato por uma coligação PSD/CDS/MPT) e Eduardo Feio (candidato do PS).

Nelson Peralta denunciou os “negócios ruinosos agora comprovadamente prejudiciais" no município de Aveiro e entre diversos casos citou “os 500.000 euros por ano no protocolo do estádio"

Defendendo que é necessário “romper com este passado” e “virar a página” no município, Nelson Peralta disse que o Bloco tem sido “oposição forte no escrutínio da governação em Aveiro”.

Apresentando as propostas do partido para o município, Nelson Peralta afirmou: “Em Aveiro não precisamos de uma austeridade municipal em cima da austeridade nacional”.

O candidato do Bloco propôs “uma resposta social, solidária, socialista” para defender as vítimas da crise e sublinhou “por isso, rejeitamos o caminho das privatizações”. Nesse sentido, criticou a concessão do serviço de autocarros da MoveAveiro a privados, exemplificando com o mau serviço da empresa de transportes, que, por exemplo, “deixou de ser solução para vir aqui assistir a este comício”.

Defendendo os serviços públicos, Nelson Peralta propõe a expansão do serviço de transportes e que a MoveAveiro seja “intermunicipal”.

Sublinhando que são necessárias “políticas que rompam com o ciclo da austeridade” e considerando que a “política da direita é assistencialista”, o candidato defendeu um “serviço de ação social municipal”, “por uma Aveiro solidária com lugar para todos”.

A finalizar, o candidato bloquista lembrou que “Aveiro tem a segunda água mais cara do país”, alertou que os preços dos serviços de água vão disparar nos próximos anos e voltou a desafiar os “três candidatos do arco da austeridade” (Ribau Esteves, Élio Maia e Eduardo Feio”, a “apoiar a proposta do Bloco de Esquerda”: “Saída da AdRA [águas da região de Aveiro] e a denúncia do contrato da Águas do Vouga”.

Termos relacionados Autárquicas 2013, Política
(...)