“Ministra das Finanças está atolada em mentiras”

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda, João Semedo, acusou esta quinta feira Maria Luís Albuquerque de estar “atolada numa série de contradições, incongruências e mentiras que foram por si assumidas no Parlamento” e reforçou a ideia de que a ministra das Finanças não tem condições para continuar no cargo.
Foto de José Sena Goulão, Lusa.

“Não é a primeira, nem a segunda, nem será a última prova de que a senhora ministra enquanto técnica do IGCP esteve atolada até ao pescoço na análise de processos de financiamento aos quais estavam associados swaps”, afirmou João Semedo esta quinta feira, reagindo à notícia avançada pelo Diário de Notícias (DN), que refere que “a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) considerou, num relatório de 30 de junho deste ano, que um swap contratado em 2009 pelas Estradas de Portugal (EP) teve um parecer favorável do IGCP (Instituto de Gestão do Crédito Público), cuja autora foi Maria Luís Albuquerque”.

“Também é hoje claro que enquanto ministra está atolada numa série de contradições, incongruências e mentiras que foram por si assumidas no Parlamento, o que agrava a natureza das falsas afirmações de Maria Luís Albuquerque relativamente ao seu envolvimento nestes casos”, avançou ainda o dirigente bloquista.

João Semedo voltou a reforçar a ideia de que Maria Luís Albuquerque não tem condições para se manter em funções à frente do Ministério das Finanças e defendeu que é extraordinário como é que esta ainda continua a comandar o Orçamento do Estado para 2014.

Maria Luís Albuquerque disse na noite passada que está disponível para regressar à comissão parlamentar de inquérito aos ‘swap’ se for necessário prestar mais esclarecimentos aos deputados sobre o assunto, depois de o antigo presidente da Estradas de Portugal, Almerindo Marques, ter dito que a atual ministra das Finanças foi a responsável do IGCP que deu o parecer favorável ao contrato ‘swap’ celebrado pelas Estradas de Portugal em 2010.

Na terça feira, o Ministério das Finanças reafirmou as garantias já dadas por Maria Luís Albuquerque, adiantando que a governante, quando trabalhou no IGCP, procedeu apenas a "análise de pedidos das empresas públicas sobre empréstimos e não sobre swaps".

Termos relacionados Política