You are here

Irão permite acesso ao Facebook e Twitter pela primeira vez desde 2009

Depois de quatro anos de bloqueio, as autoridades iranianas voltaram a permitir o acesso às redes sociais. A utilização do Facebook e do Twitter estava bloqueada desde os protestos contra a reeleição do ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Retrato de Hassan Rouhadi pintado na parede

Após quatro anos de bloqueio, o governo iraniano decidiu, na passada segunda-feira, permitir o acesso às redes sociais Facebook e Twitter.

Estas plataformas virtuais foram proibidas em 2009, no seguimento dos protestos contra a reeleição do então presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Os utilizadores de internet iranianos foram apanhados de surpresa com esta profunda mudança, que no entanto ainda não aconteceu em todos o país e com todos as empresas fornecedoras de internet.

Para além disso, outros sites continuam bloqueados no país. Não está ainda claro se a permissão continuará ou se por falta de decisão oficial do governo o bloqueio foi levantado temporariamente.

Hassan Rohani, o recém eleito presidente iraniano, referiu várias vezes que as autoridades islâmicas não precisam de restringir o fluxo de informação aos seus cidadãos. O próprio tem conta nas redes sociais, tal como outros membros do seu executivo, tendo criado uma recente “polémica” ao desejar aos judeus um feliz “Rosh Hashanah”, o novo ano judaico, em oposição ao ex-presidente, que negava o Holocausto e defendia publicamente o fim do Estado de Israel.

Os iranianos têm conseguido contornar a censura ao utilizar redes privadas virtuais (VPNs), que falsificam localização do utilizador. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)